Água para desinchar

Você sabia que a água acumula no nosso corpo? Isso acontece principalmente nos tornozelos, mãos e abdômen, causando edema (ou inchaço), embora também possa ser generalizada. O inchaço produz uma sensação muito desconfortável de peso. 

A água é essencial

A água é essencial para a vida do nosso corpo. Serve como veículo para transportar oxigênio e nutrientes para todos os tecidos e também para remover o que não precisamos mais e que pode ser eliminado. 

Água para desinchar

Água para desinchar. Graças a um complexo sistema hormonal, nosso corpo regula a quantidade adequada de água e minerais que ele deve manter em todos os momentos. Quando o nível de hidratação está perfeito, o excesso de água é eliminado pela urina.

Água para desinchar. Quando a hidratação é insuficiente, nosso corpo retém água, removendo esse líquido do sistema circulatório e “armazena” em outros tecidos, produzindo inchaço. 

É por isso que, quando se retém líquidos, não é uma boa ideia beber apenas um pouco de água, mas, sim reidratar. Ao não beber o suficiente, obteremos o efeito oposto, vamos reter ainda mais líquido.

 Quanta água eu preciso para não reter líquidos?

A quantidade de água que nosso corpo precisa não é constante; ela solicitará mais ou menos água, dependendo do:

Clima: se a temperatura ou a umidade estiver muito alta, mesmo com febre, nosso corpo suará para manter uma temperatura corporal adequada e, portanto, solicitará que bebamos mais do que o normal. 

Exercício: quando você se exercita intensamente, perderemos muita água através do suor e da respiração rápida. Realizar o mesmo exercício a 20º C e 30º C pode significar que suamos duas vezes mais e, portanto, quando o calor aumenta, a necessidade de reidratar aumenta também.

Alimentos ingeridos: se comermos alimentos muito salgados (ou com muito açúcar), o corpo precisará de mais água para manter uma concentração mineral adequada. 

Se nosso corpo precisa de mais água e não damos, a sensação de cansaço, tontura começa a aparecer, pode até acabar com nosso desejo de comer ou ter sede. 

Quando a sensação de sede chega, já é tarde, nosso corpo está ficando desidratado? Não espere ter sede de beber água. 

Como posso aliviar a retenção de líquidos?

Quando se trata de mera desidratação, a solução é fácil. Apenas siga as dicas abaixo para notar melhorar em alguns dias:

Água para desinchar. Bebe água: Acostume-se a carregar uma garrafa com você ou deixá-la visível no trabalho. A recomendação mais comum é de 2 litros por dia, mas, na realidade, é uma medida muito genérica. 

Água para desinchar. Uma maneira muito simples de saber se você está bebendo o suficiente desse liquido é observar a cor da sua urina quando for ao banheiro. Deve estar clara quase igual água. Se estiver escura, você está bebendo muito pouco.

Água para desinchar. Se você tiver problemas para beber água, também pode usar chás, incluir suco de limão, hortelã-pimenta etc. na alimentação. Lembre-se de que você deve aumentar o que bebe se pratica esportes ou faz muito calor. 

Reduza a ingestão de sal: Limitar o consumo de embutidos, queijos, alimentos salgados, molhos e caldos preparados, etc. Tente comer alimentos frescos sempre que puder e, pouco a pouco, reduza a quantidade de sal que você adiciona aos seus pratos. 

Se quiser, use suco de limão, ervas ou temperos para temperar os pratos ou até purê de frutas, como molho de carne. Outro bom hábito é não colocar o saleiro sobre a mesa. 

Coma frutas e legumes: isso não apenas contribuirá para sua ingestão de água, mas também sais minerais como potássio ajudarão a eliminar o excesso de líquidos e equilibrar os níveis de sódio no organismo. 

Agora que você leu sobre Água para desinchar. Temos indicação de outro artigo repleto de informações referente a como desinchar o corpo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + dezenove =

Este blog tem a função de tentar esclarecer os assuntos abordados de forma leve e de fácil leitura. Aproveitem e qualquer dúvida é só chamar.

error:
Rolar para cima