Alimentos para desinchar

Alimentos para desinchar com a dieta.  Entre as doenças de estômago mais irritantes e comuns está o inchaço abdominal. Ele nos causa desconforto, dor, flatulências e é muito difícil de controlar.

No entanto, algumas mudanças na dieta podem nos ajudar a administrar a situação de forma bastante eficaz. 

O que é inchaço?

alimentos-para-desinchar

O inchaço da barriga ou barriga inchada, é o nome popular pelo qual a distensão abdominal é chamada. O protagonista desse desconforto é a mudança no volume da área ventral ou da região abdominal. Esse inchaço pode ser acompanhado por gases flatulentos (ou não) e uma leve dor na área.

Esse inchaço é temporário, não está relacionado à gordura abdominal e não acumula. Pelo contrário, pode desaparecer com a mudança de hábitos ou a alimentação. 

Por que aparece o inchaço?

O inchaço da barriga ocorre com a ingestão de ar devido a gestos nervosos ou patológicos repetitivos, retenção de líquidos, irritação ou intolerância a alimentos e / ou o acúmulo de gases e outros problemas intestinais.

O efeito é o mesmo, uma barriga inchada. Felizmente, para esses problemas, há uma solução fácil: comer mais devagar, beber bastante água e selecionar alimentos para desinchar.

Alimentos para desinchar

Há uma série de alimentos para desinchar que, por sua natureza, são benéficos para controlar a barriga inchada. Alguns são óbvios e outros nem tanto.

A água

Embora tenha a crença de que água “incha” a é que verdade, ajuda você se sentir mais satisfeito e a perder o apetite e também é rapidamente absorvido. Além disso, é um dos solventes mais eficientes que existe e ajuda a passar as fibras no sistema digestivo. Como consequência, a água “arrasta” muitos dos componentes que causam inchaço.

Laticínios fermentados: kefir

Os probióticos produtos lácteos fermentados, têm a capacidade de nos ajudar a regular a flora intestinal. Isso se você não sofrer de intolerância à lactose. O Kefir, por exemplo, pode até ajudar na digestão da lactose, e o iogurte ajuda a reduzir o inchaço por vários mecanismos.

Frutas

Devido ao seu alto teor de fibras, as frutas são alimentos para desinchar especialmente benéficos para reduzir o inchaço do estômago. O restante dos componentes nutricionais, assim como o alto teor de água, também ajudam na boa digestão.

Entre as melhores frutas para reduzir o inchaço estão o abacaxi, figo e mamão que ajudam na digestão, reduzem a produção de gases e estimulam o trato intestinal. 

Peixe

A grande quantidade de gorduras ômega 3 benéficas ajuda a digestão mais leve. Uma vez assimilado, o transporte lipídico ajuda a mobilização intestinal e, como consequência, facilita a digestão a médio prazo através de uma sucessão complexa de relações metabólicas e fisiológicas.

Além disso, os ácidos têm algum poder anti-inflamatório , o que ajudará a reduzir a inflamação do nosso corpo, incluindo o estômago.

Gengibre

Curiosamente, o gengibre é um dos alimentos para desinchar benéfico contra vários desconfortos estomacais. Ao tomar um chá de gengibre, além de beber água, aproveitamos as propriedades anti-inflamatórias que essa substância possui. 

Também é atribuída a raiz propriedades ligeiramente analgésicas, entre outros. O gengibre é bom remédio para combater o inchaço do estômago.

Legumes cozidos

Como a fruta, os vegetais contêm uma grande quantidade de fibras e substâncias benéficas. Às vezes eles produzem mais inchaço. No entanto, quando cozidos, a quantidade de água presente nos ajudará a reter a fibra e reduzir a tensão.

Cereais e sementes

Os cereais integrais e grãos integrais ajudam o trânsito intestinal. Seu consumo reduz a quantidade de gases e melhora a digestão. A fibra presente nos grãos integrais é o segredo. 

Além disso, eles são um excelente probiótico, substâncias que ajudam a promover e regular nossa flora intestinal benéfica. 

Quer mais dicas sobre como desinchar? Temos um artigo exclusivo com muitas dicas sobre como desinchar o corpo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 5 =

Este blog tem a função de tentar esclarecer os assuntos abordados de forma leve e de fácil leitura. Aproveitem e qualquer dúvida é só chamar.

error:
Rolar para cima