Alimentos que incham a barriga

Embora os alimentos processados ​​geralmente causem inchaço, a verdade é que existem muitos outros que são muito saudáveis ​​e também causam desconforto digestivo.

Muitos alimentos que incham a barriga fazem com que algumas pessoas tenham gases irritantes e que força esses indivíduos a desabotoar o botão da roupa quando terminam de comer.

 Isso não significa que sejam alimentos prejudiciais à saúde, mas que devem ser consumidos com moderação, para evitar problemas digestivos.

Embora alimentos processados ricos em açúcares e gorduras saturadas geralmente causem retenção de líquidos e inchaço, a verdade é que existem muitos outros que são muito saudáveis ​​e também causam desconforto digestivo.

 Para evitar que isso aconteça, é preciso saber quais são, como combinar. Os alimentos que incham a barriga são:

alimentos-que-incham-a-barriga

Bebidas carbonatadas

Refrigerantes e todas aquelas bebidas que contêm gases geralmente são alimentos que incham a barriga. Além disso, eles geralmente são ricos em açúcar, por isso é melhor evitar.

Comida light

Estes alimentos geralmente contêm adoçantes químicos prejudiciais, por isso devemos também evitar.

Leite

Embora sejam ricos em proteínas e cálcio, os laticínios causam muitos gases porque a lactose é difícil de ser processada. Se a sua barriga inchar quando você comer este tipo de alimento, tente tomar sem lactose.

Crucíferas

Alguns vegetais, como brócolis, couve-flor ou couve de Bruxelas podem causar gases e inchaço. Embora sejam muito saudáveis ​​e forneçam muitos nutrientes, eles são alimentos que incham a barriga e devemos consumir com moderação.

Excesso de fibra

Alimentos que incham a barriga que contêm muita fibra fazem com que ela se infiltre no intestino e gases e inchaços ocorram. Se este for o seu caso, você deve comer com moderação.

Grãos integrais e seus derivados, pão, macarrão etc. causam gases porque são ricos em fibras. A fibra é necessária para promover o trânsito intestinal e ter uma alimentação balanceada, mas se a sua barriga inchar facilmente, é aconselhável reduzir o consumo.

Pão branco

Farinhas processadas podem causar problemas estomacais.  Ao invés de remover o pão da dieta, podemos trocar pelo pão integral ou qualquer outro tipo de pão que contenha o grão integral.

Goma de mascar

Quando mastigamos chiclete, engolimos muito ar, o que faz com que entre para os alimentos que incham a barriga e os gases irritantes apareçam.

Legumes

Embora sejam muito nutritivas, as leguminosas são muito difíceis de digerir e causam desconforto no sistema digestivo. Para evitar isso, podemos combinar com alimentos com baixo teor de gordura.

Grão de bico, feijão e lentilhas são alguns dos alimentos que incham a barriga e causam mais gases. As leguminosas são uma fonte de proteínas, carboidratos, fibras e vários nutrientes, como ferro ou cálcio.

Então eles não devem ficar faltando na sua alimentação. Para evitar que as leguminosas gerem gases, deixe de molho durante a noite e, quando cozinhar, acrescente algumas especiarias, como cominho, erva-doce, tomilho, alecrim e louro, que favorecem a digestão. 

Além disso, se você combinar esses legumes com alimentos com baixo teor de gordura, eles ficarão mais fáceis de digerir.

Condimentos

Alimentos condimentados com muitas especiarias podem liberar ácidos no estômago e irritar. Se notar inchaço ao tomar, deve reduzir a ingestão.

Sal

Excesso de sal provoca retenção de líquidos e, portanto, a barriga acaba inchando como um balão.

Gorduras saturadas

Alimentos ricos em gorduras ruins são muito difíceis de digerir e inflamam o estômago. Para evitar isso, devemos substituir por gorduras saudáveis ​​de alimentos como azeite, nozes ou salmão.

Alimentos ricos em gordura causam digestões lentas e difíceis que também carregam gases. Evite consumir salsichas, produtos de panificação industrial ou processados ​​à noite. 

Além disso, algumas maneiras de cozinhar alimentos (fritos, empanados, cozidos com manteiga ou creme) também podem favorecer os gases. Prefira cozinhar no vapor, grelhado ou assado que também ajudará a reduzir as calorias do seu cardápio.

Depois desta leitura, veremos a seguir, um artigo pra quem deseja desinchar. Saiba mais, agora mesmo, como desinchar o corpo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + 16 =

Este blog tem a função de tentar esclarecer os assuntos abordados de forma leve e de fácil leitura. Aproveitem e qualquer dúvida é só chamar.

error:
Rolar para cima