Ansiedade atrapalha a engravidar?

A gravidez, um ciclo da vida dos seres humanos, parece ser algo muito natural para quase totalidade das pessoas.

Será que a ansiedade atrapalha a engravidar?

No entanto, é comum encontrar mulheres que encontram algum tipo de barreira nesse momento tão importante da vida, seja devido à idade, seja por problemas particulares de cada pessoa, o processo de engravidar pode ser algo difícil e frustrante para muitas mulheres.

Nesse sentido, é fundamental entender quais fatores estão por traz desse problema para que o mesmo seja solucionado o mais rápido possível. Pensando nisso, decidimos ajudar você a compreender um pouco mais sobre os problemas que podem trazer essas dificuldades no processo da gravidez. Hoje você vai saber um pouco mais sobre como a ansiedade atrapalha a gravidez, confira o que preparamos para você.

Ansiedade atrapalha a engravidar

Ansiedade e gravidez

A ansiedade é um problema que atinge uma maior quantidade de pessoas a cada dia que se passa. Uma série de fatores estão ligados aos problemas relacionados às crises de ansiedade, assim como uma série de problemas estão ligados a esse problema cada vez mais comum na sociedade.

A gravidez integra o grupo de problemas decorrentes da ansiedade. O que ocorre é uma dificuldade que as mulheres que sofrem de ansiedade têm em engravidar e isso se deve principalmente à oscilação hormonal decorrente da ansiedade no organismo feminino.

No corpo feminino, a ansiedade atrapalha a engravidar pois, aumenta consideravelmente a produção de epinefrina, um hormônio que deixa o organismo da mulher mais tenso e acaba dificultando a fecundação por atrapalhar a locomoção do espermatozoide. Além disso, a ansiedade ainda atrapalha a fixação do óvulo no útero, visto que estimula a produção de oxitocina, um hormônio responsável por causar contrações uterinas e faz o corpo expelir de maneira involuntária o óvulo presente no organismo feminino.

É importante ressaltar que as dificuldades físicas decorrentes da ansiedade não atingem somente as mulheres. É comum também manifestações de dificuldades em homens, como: ejaculação precoce, impotência sexual ou diminuição do ímpeto sexual. Por isso, é um problema que não está restrito somente ao público feminino, podendo atingir tanto homens como mulheres.

Dicas para não deixar a ansiedade atrapalha a engravidar

Muitas vezes a ansiedade atrapalha a engravidar, é decorrente de alguns detalhes simples, mas que fazem toda diferença nesse momento tão importante da vida. Confira algumas delas:

Tenha certeza da concepção

Muitas vezes a gravidez não é uma vontade do casal e sim de pessoas ao redor dos mesmos. Nesse sentido a ansiedade pode se manifestar e se tornar um verdadeiro problema. Por isso, o primeiro passo é total certeza de que a concepção da nova vida é esperada e que vai ser de livre e espontânea vontade, sem qualquer tipo de insegurança que acaba promovendo as dificuldades.

Entenda mais o seu corpo

O processo da gravidez é algo que modifica totalmente o corpo feminino. Nesse sentido, muitas mulheres ainda se sentem muito inseguras com todas essas mudanças que irão ocorrer e em virtude disso se sentem inseguras quanto á concepção da criança. Por isso, conhecer o próprio corpo é parte fundamental do processo amadurecimento da ideia para evitar uma gravidez frustrada ou problemas que dificultem a própria concepção, como a ansiedade.

Busque ajuda de um profissional

Outra alternativa que você deve ponderar diante desse cenário, é buscar a ajuda de um profissional para ajudar você nessa etapa tão confusa. Um psicólogo conseguirá de fornecer mais informações sobre o que a ansiedade por causar no seu organismo e quais meio você pode utilizar para controlar esses sintomas.

Agora que você leu que a ansiedade atrapalha a engravidar e está em busca do seu sonho de ter um bebê e ainda não conseguiu, leia nosso artigo de como engravidar rápido. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + catorze =

Este blog tem a função de tentar esclarecer os assuntos abordados de forma leve e de fácil leitura. Aproveitem e qualquer dúvida é só chamar.

error:
Rolar para cima