Barriga inchada após comer

A barriga inchada é uma situação muito comum depois de comer e nos faz sentir pesados, com uma barriga inchada e dura. Por que isso acontece conosco? 

Causas da barriga inchada após comer

Barriga inchada após comer

Comer muito rápido

Comer muito rápido é o mesmo que não mastigar bem os alimentos. A digestão começa pela boca… É nela que as enzimas salivares se misturam com a comida enquanto a moem com os dentes. 

Sem essas enzimas, não misturam os alimentos adequadamente, não digerimos como deveríamos, produzindo gases e inchaço. Além disso, quando não mastigamos, engolimos mais ar do que o normal e isso também contribui para a barriga inchada após comer. 

A solução é mastigar conscientemente cada mordida, esmagar os alimentos na boca e com enzimas salivares melhorará a digestão. Coma devagar para evitar engolir mais ar.

Comer muito de uma só vez

A sensação de saciedade, ou seja, o sinal que o estômago envia ao cérebro para avisar que já está saciado leva 20 minutos. Portanto, comendo rápido, com certeza comeremos muito mais alimentos ou continuaremos com fome, apesar de termos terminado.

A solução é reduzir as porções e acrescentar outra refeição por dia, por exemplo, no meio da manhã ou no meio da tarde. Isso evitará ficar com muita fome até a refeição principal, tanto no almoço quanto no jantar.

Intolerâncias alimentares

Intolerância a qualquer alimento ou componente dos alimentos ingeridos, como glúten, lactose, frutose etc. é um sintoma clássico da barriga inchada após comer.  Para tratar identifique o que você tem intolerância e evite comer.

Beba refrigerantes

As bolhas contêm dióxido de carbono, um gás que pode ser liberado do líquido após atingir o estômago. Isso se acumula entre os restos de comida e tende a se acumular causando barriga inchada após comer. 

Como solução substitua esses refrigerantes, cerveja, champanhe, água com gás etc. por vinho ou água.

Excesso de fibra

Como com tudo, você deve consumir numa medida adequada. É provável que ingerir uma pequena quantidade sofra de constipação, mas comer demais se você não estiver acostumado e o sistema digestivo estiver irritado pode causar barriga inchada após comer. 

A solução é começar a comer mais fibra, mas faça uma boa transição, para que o sistema digestivo se adapte.

O estresse

Esse estado também afeta o processo digestivo e pode influenciar na barriga inchada após comer. A solução é não comer enquanto estiver sentindo estresse ou angústia. Respire fundo algumas vezes ou use outra técnica de relaxamento curta antes das refeições.

barriga inchada após comer não é normal, por isso comece a analisar, porque isso acontece com você.

Reforce seu sistema estomacal

O estilo de vida conta muito e não deixa de ser fundamental para qualquer que deseje manter um ventre achatado. Não é bom ficar parado por um longo tempo, nem sentado nem em pé. 

Tente se mover pelo menos a cada 45 minutos. Caminhar facilita a circulação do sangue em nosso corpo e isso ajuda os rins a filtrar adequadamente. 

Se também incorporarmos algum tempo de exercício em nossa rotina, facilitaremos ainda mais o movimento de gases ou água estagnada.

Consumir proteínas em quantidades adequadas. No caso de carne ou peixe, uma maneira muito simples de medir a quantidade ideal para consumo é garantir que caiba na palma da sua mão.

A porção deve ser “o enfeite” do seu prato de legumes. Lembre-se de que também encontraremos uma quantidade significativa de proteínas em legumes, cereais, nozes e alguns vegetais.

Não usar roupas apertadas para facilitar o fluxo sanguíneo. Preste atenção especial aos pés (meias e sapatos). Embora seja verdade que às vezes é recomendável usar meias elásticas para fins terapêuticos para facilitar o retorno venoso… Pergunte a um médico antes de usar.

Gostou do nosso artigo? Agora temos outra indicação de leitura para você que deseja desinchar. Leia agora mesmo nosso conteúdo exclusivo sobre como desinchar o corpo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 8 =

Este blog tem a função de tentar esclarecer os assuntos abordados de forma leve e de fácil leitura. Aproveitem e qualquer dúvida é só chamar.

error:
Rolar para cima