Barriga muito inchada – O que fazer?

Colocando certos ingredientes nas refeições é possível acabar com essa sensação irritante de estar com uma barriga muito inchada. Descubra como e acabe com o problema.

Frutas enzima quase “mágica”

As frutas fornecem substâncias que facilitam a digestão. Se você consumir nas refeições, você digere muito melhor e a barriga muito inchada será amenizada.

Elas fornecem enzimas digestivas, que são substâncias químicas semelhantes àquelas fabricadas pelo próprio corpo para digerir os alimentos.

Abacaxi tem bromelaína que quebra proteínas e que melhora com a digestão de carne, peixe, ovos etc. 

barriga-muito-inchada

Figos, principalmente os secos (reidratados) estimulam o trânsito intestinal e fornecem ficina que melhora a digestão e evita os gases.

Papaia, vem com papaína, semelhante à pepsina encontrada nos sucos oferece propriedades digestivas benéficas.

O Kiwi, de acordo com um estudo mostrou que contém actidina, outra enzima que acelera a digestão de proteínas.

Fermentado com probiótico

Uma flora intestinal alterada impede a digestão e facilita o aparecimento dos gases, o que causa uma barriga muito inchada. Os probióticos regeneram e sua barriga agradece!

Os alimentos probióticos contêm bactérias “boas” que, se ingeridas em quantidade suficiente, passam a “viver” em seus intestinos e que essa flora de bactérias é bem povoada.

Ela é fundamental para evitar a constipação que favorece a “podridão intestinal” e a produção de bactérias, gases e a barriga muito inchada.

As espécies de bactérias mais frequentemente usadas como probióticos são Lactobacillus e Bifidobacterium, embora existam mais tipos de bactérias.

Leites fermentados, como Yakult ou kefir, são os probióticos mais comuns. É aconselhável tomar um ou dois por dia. Os melhores são aqueles que contêm bifidobactérias.

Plantas com duplo benefício

Ervas aromáticas favorecem e melhoram a digestão, aumentando a produção de sucos gástricos. Além disso, a maioria deles tem efeito carminativo, diminuindo a produção de gases e barriga muito inchada.

Algumas das mais úteis para colocar nos pratos são: orégano, sálvia, erva-doce, anis estrelado, hortelã, louro, etc. Apenas adicione essas iguarias a preparação de ensopados de legumes, ou sobremesas.

Especiarias evitando barriga muito inchada

Tome um pouco de canela todos os dias, é eficaz para parar a formação de gases intestinais e, assim, evitar o inchaço abdominal.

Você pode juntar essa especiaria a sobremesas e até mesmo pratos salgados ou tomar como chá. Para preparar, basta acrescentar meia colher de sopa de sobremesa a um copo de água a ferver e deixe descansar por 5 minutos.

Gengibre com efeito anti-inflamatório

O gengibre estimula e melhora a digestão. Além disso, de acordo com um estudo esta especiaria ajuda, quase imediatamente, à expulsão de gases intestinais .

Rale um pouco da raiz nos seus pratos antes de servir, mas sem se exceder ou ferva uma porção e tome depois de comer.

Por que os gases são produzidos?

Sentir-se inchado como um balão é uma sensação desagradável e muito desconfortável. É geralmente devido à formação de gases intestinais que, além do edema abdominal, produzem outros desconfortos, como dor abdominal, desconforto e ruídos abdominais.

Mesmo que surjam depois do jantar, eles também podem afetar a qualidade do sono, causando uma noite ruim. Em muitos casos, essa situação ocorre como resultado de certos hábitos alimentares.

Quando a formação de gases se torna uma sensação habitual e nada parece aliviar, vale a pena avaliar o que está por trás. Se o edema abdominal é praticamente constante, é aconselhável consultar um médico para descartar que o desconforto é causado por uma doença como síndrome do cólon irritável ou dispepsia funcional.

Os gases intestinais e a barriga muito inchada, juntamente com outros desconfortos digestivos crônicos também podem ser um sintoma de intolerância alimentar, como doença celíaca, sensibilidade ao glúten não celíaca, intolerância à lactose …

Quer mais dicas para desinchar? Veja agora mesmo nosso artigo recheado de informações sobre como desinchar o corpo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 12 =

Este blog tem a função de tentar esclarecer os assuntos abordados de forma leve e de fácil leitura. Aproveitem e qualquer dúvida é só chamar.

error:
Rolar para cima