Celulite infecciosa: o que é e como tratar?

Com certeza você já ouviu várias vezes na sua vida sobre a palavra celulite e talvez você seja um daqueles que também sofrem de celulite no corpo, e esta é uma condição bastante comum na pele, especialmente em mulheres e em alguns homens também.

A celulite está relacionada com a gordura que se acumula abaixo da pele que pressiona contra os tecidos que conectam e por isso a famosa casca de laranja é formada. A celulite infecciosa não tem relação com o que é a celulite estética. 

O que é a celulite infecciosa e como curar?

Celulite infecciosa: o que é e como tratar?

É uma doença de pele que não só ataca uma área do corpo, mas faz em várias camadas da pele. Por ser uma infecção é sempre acompanhada de inflamação, dor, calor e febre.

Os streptococcus e estafilococos são as principais bactérias que são responsáveis por uma pessoa contrair. 

Este tipo de infecção é bastante comum na população em geral, mas também pode se tornar perigosa e grave em pessoas com um sistema imunológico enfraquecido. 

Pessoas com diabetes ou imunidade fraca são particularmente propensas a desenvolver um quadro infeccioso de celulite.

Celulite infecciosa geralmente começa em uma pequena área da pele com vermelhidão e inchaço, às vezes começa com uma ferida aberta, outras vezes não há quebra na pele ou o olho não é visível. A infecção pode se espalhar.

Normalmente para contrair esta doença é necessário estar em contato com a bactéria, ou seja, com uma pessoa doente ou em contato com um objeto manipulado por essa pessoa.

Para o tratamento desta doença, você precisa consultar um médico e ele irá prescrever os antibióticos indicados para poder controlar a infecção a tempo. Se a infecção já é muito grave, você pode prescrever um antibiótico muito mais forte.

Para evitar esta doença, é necessário curar bem as feridas e impedir a entrada de bactérias sob a pele. Se você acha que pode ter a enfermidade, por nenhuma razão deve haver se automedicar.

celulite infecciosa é uma doença bastante semelhante à foliculite. Não só danifica a pele ou a epiderme, mas também atinge camadas mais profundas. Pode causar condições febris, como vermelhidão, inchaço, etc. no paciente.

Como a celulite infecciosa aparece?

Esta patologia delicada surgiu como resultado de uma situação de infecção, geralmente causada por bactérias do gênero Staphylococcus e Streptococcus. Existem várias maneiras pelas quais as bactérias podem penetrar na pele e causar patologia:

Se você tem um sistema imunológico fraco;

Se você já sofreu alguma patologia vascular periférica;

Se você tiver úlceras;

Se houver feridas superficiais em qualquer parte do corpo devido a mordida ou picada de inseto ou queda.

Sintomas de celulite infecciosa ou bacteriana

Irritações e inflamações: células, macrófagos e outras células do sistema imunológico de liberação de substâncias para combater infecções, causando inflamações e vermelhidão dolorosa.

A pele endurece à medida que a doença progride.

Suor, calafrios e estados febris. O sistema imunológico provoca um aumento de temperatura para combater as bactérias que tentam penetrar através da pele.

Em certos casos, a retenção moderada de líquidos é mostrada.

Erupções na epiderme. Até o ponto de se espalhar, dependendo da intensidade que a infecção adquiriu.

Na parte afetada, você pode ver uma perda de cabelo.

Dificuldade e rigidez do movimento na articulação.

Tratamento

Sendo uma doença causada por microrganismos bacterianos, a cura da celulite infecciosa é tratada principalmente com antibióticos, que são prescritos por aproximadamente 10 dias. 

Dependendo do nível ou gravidade da infecção, a duração do tratamento pode ser maior. Em qualquer caso, é tomado por via oral.

É quando o médico profissional delimitará a área afetada ou as áreas, tudo isso com o objetivo de monitorar o caso durante os dias seguintes. Observar e saber se a infecção foi reduzida ou, no pior dos casos, se espalhou.

Agora que você leu sobre celulite infecciosa, temos uma indicação de leitura referente a como diminuir a celulite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + doze =

Este blog tem a função de tentar esclarecer os assuntos abordados de forma leve e de fácil leitura. Aproveitem e qualquer dúvida é só chamar.

error:
Rolar para cima