Cólica na gravidez

A gravidez é marcada pela chegada de uma nova vida ao mundo. Tal evento mexe com as pessoas ao redor, emitindo grandes vibrações. Mas a gravidez também é marcada por diversos eventos diferentes, como os desejos que são comuns às gestantes assim como alguns traços bem desagradáveis e até um pouco dolorosos de certo ponto de vista.

Nesse sentido, esse período tão importante é marcado por diversos eventos que ajudam a constituir essa condição de gestante.

Partindo desse princípio, decidimos ajudar você a se manter informado e saber um pouco mais sobre o que ocorre na gravidez. Hoje você vai saber um pouco mais sobre as cólicas na gravidez, como elas ocorrem e muito mais. Confira o que preparamos para você e entenda mais sobre esse período tão importante na vida das mulheres.

Cólica na gravidez

Causas das cólicas na gravidez

As cólicas na gravidez ocorrem principalmente no início e no final da gestação. O principal motivo, no início da gestação está associado à adaptação do corpo da mãe ao desenvolvimento do bebê. Já no final da gravidez, as cólicas geralmente servem como alerta para o início do trabalho de parto. No entanto, outras diversas causas podem levar a gestante a sentir cólicas. Conheça algumas delas:

Gravidez tubária

A gravidez tubária, também conhecida como gravidez ectópica, ocorre quando o feto não se desenvolve no útero da gestante e sim nas trompas uterinas. Quando isso ocorre, a gestante sente cólicas em demasia e consequentemente ao aborto.

Descolamento ovular

O descolamento ovular ocorre quando ocorre o descolamento do saco gestacional antes da 20º semana de gestação. Esse descolamento é caracterizado principalmente por um hematoma decorrente do acúmulo de sangue entre o útero e o saco gestacional. O hematoma piora de acordo com o esforço feito e pode aumentar de forma considerável as chances de parto prematuro, aborto e descolamento da placenta.

Aborto espontâneo

O aborto espontâneo é mais uma das causas das cólicas nas mulheres durante o período gestacional. O aborto espontâneo pode ocorrer em decorrência de diversos fatores, tais como: excesso de atividades físicas, uso de medicamentos, determinados chás, infecções ou traumatismos.

Outras possíveis causas

Outros fatores podem contribuir para as cólicas na gravidez. Algumas das demais possíveis causas são: viroses, intoxicações alimentares, apendicite ou infecções urinárias. É de suma importância lembrar que você deve buscar um médico assim que os sintomas forem percebidos.

Como aliviar as dores das cólicas na gravidez

O alívio das cólicas na gravidez pode ser feito de diversas maneiras, porém tudo vai depender da causa das cólicas, a partir disso será possível identificar a melhor metodologia para aliviar as dores das cólicas na gravidez.

Em alguns casos, o obstetra pode recomendar a utilização de medicamentos para um alívio rápido, porém tudo dependerá da origem das cólicas. Em outras situações, apenas o repouso e algumas posições específicas podem ajudar a diminuir as dores das cólicas de maneira eficaz.

No entanto é de suma importância que você saiba a frequência das cólicas ao longo do dia. Isso porque mediante a frequência das dores ao longo do dia você deverá informar o seu obstetra e assim evitar que sejam situações mais graves. Além disso, é importante ressaltar que você não deve sob hipótese alguma se auto medicar para tratar as dores das cólicas, todo e qualquer medicamento deverá ser consumido somente sob a prescrição do médico.

Você deve procurar ajuda de um médico sempre que as cólicas se mostrarem muito persistentes, muito dolorosas, quando não cedem ao repouso, quando for apresentado algum sintoma de sangramento vaginal ou qualquer situação que você julgue descomunal.

Agora que você leu esta matéria e ainda não engravidou e é uma tentante. Leia nosso artigo de como engravidar rápido. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − sete =

Este blog tem a função de tentar esclarecer os assuntos abordados de forma leve e de fácil leitura. Aproveitem e qualquer dúvida é só chamar.

error:
Rolar para cima