Como diminuir o inchaço?

É automático, quando a barriga incha, tudo aperta e você tem a sensação de ser um botijão de gás ​​que retém tudo o que você ingere, mas você sabe que a menstruação está para chegar.

O inchaço abdominal é um dos sintomas mais comuns e incômodos da tensão pré-menstrual. A boa notícia é que existem medidas para aliviar. É possível até tornar os outros desconfortos que aparecem nos dias anteriores à menstruação mais suportáveis.

Causas do inchaço antes da menstruação

Como diminuir o inchaço?

Os seios doem, a barriga incha, você tem dor de cabeça… Não falha, é a tensão pré-menstrual (ou TPM, como a é conhecida na gíria médica) e você não é a única que sofre.

Essa situação afeta mais de 70% das mulheres, mas, apesar de ser algo tão comum, não sabe exatamente o que a causa. 

A maioria das evidencias indicam que a causa está em um desequilíbrio hormonal. Especificamente entre estrogênio e progesterona, sendo o estrogênio quem vence o jogo. 

A vitória do estrogênio resulta em um tsunami de sintomas. Dores de cabeça, dor abdominal e, sim, retenção de líquidos.

O que fazer?

Como diminuir o inchaço? Você pode fazer para evitar os incômodos do inchaço menstrual ou, pelo menos, aliviar e passar esses dias um pouco melhor.

Se alimente o mais saudável possível

Nós somos o que comemos. Devemos sempre manter isso em mente, repetir quase como um mantra, principalmente quando a menstruação se aproxima. 

Como diminuir o inchaço? Faça uma alimentação equilibrada, rica em carboidratos complexos, proteínas e fibras vegetais e baixa quantidade de carboidratos simples, proteína animal e gordura saturada (gordura ruim).

Como diminuir o inchaço? Prefira o consumo de frutas, vegetais e grãos integrais. Acrescente a dieta pouca quantidade de carnes vermelhas e alimentos ricos em açúcares e gorduras saturadas, presentes em doces, lanches, salgado etc.

Como diminuir o inchaço? Aumentar os níveis de magnésio no corpo é muito importante para evitar o inchaço. Além disso, favorece os movimentos intestinais. Portanto, permite que o estrogênio seja removido do corpo, uma vez que eles já cumpriram sua função. 

Caso contrário, são reabsorvidos e aumentam a loucura hormonal típica dos desses dias. Uma alimentação equilibrada também aumenta as concentrações de triptofano, um aminoácido precursor serotonina intimamente relacionado à depressão, associado a essa fase pré-menstrual. .

Reduza a ingestão de sal e açúcar

Como diminuir o inchaço? Sal e açúcar contribuem para reter líquidos e, portanto, para o inchaço anterior a menstruação. É melhor tentar consumir o mínimo possível. Lembre-se de que a maioria dos alimentos processados ​​já contém esses elementos, como conservante ou adoçante. 

Como diminuir o inchaço? Os que têm maior teor de açúcar são os carboidratos de rápida absorção: doces, bolos e tortas. Os que têm maior quantidade de sal são conservas, salsichas e pratos pré-cozidos. 

Para que a comida não fique sem graça, você pode tentar substituir o sal por alho ou cebola em pó ou molho de soja. A soja contém fitoestrogênios, substâncias químicas presentes em plantas com propriedades semelhantes ao estrogênio e que moderam seu funcionamento, reduzindo os sintomas pré-menstruais. 

Essas substâncias também são encontradas em outros alimentos, como grãos integrais, sálvia ou algumas frutas ingeridas com a pele, como maçãs ou ameixas. 

Beba muita água

Manter uma boa hidratação é um dos melhores métodos para reduzir o inchaço. Beber água adicional faz com que seu corpo libere o que armazenou. Você também pode beber caldos, sucos de frutas e chás. 

Pratique ioga

O yoga, através do alongamento e da respiração consciente, também é uma excelente maneira de aliviar certas doenças do período. Após doze semanas praticando ioga, mulheres com TPM experimentaram menos dor menstrual e uma diminuição na inflamação abdominal.

Uma das melhores poses de ioga para aliviar essas dores típicas do período é a da criança, que também relaxa as costas.

Agora que você leu referente a Como diminuir o inchaço? Veja também nosso outro artigo recheado de informações exclusivas sobre como desinchar o corpo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 2 =

Este blog tem a função de tentar esclarecer os assuntos abordados de forma leve e de fácil leitura. Aproveitem e qualquer dúvida é só chamar.

error:
Rolar para cima