Como saber se posso engravidar

Fertilidade é algo que muitas vezes é dado como certo e não nos preocupa muito, pelo menos até o momento em que é decidido ter um filho. Quando uma mulher toma essa decisão, um mundo se abre com dúvidas sem fim. Ao procurar por gravidez, uma das grandes questões que podem surgir é: como saber se posso engravidar.

Como saber se posso engravidar? Primeiras diretrizes

Como saber se posso engravidar

A fertilidade de uma mulher só pode ser conhecida por meio desses estudos ginecológicos específicos. Portanto, o mais aconselhável quando em dúvida é ir a um ginecologista. Eles farão uma verificação geral da sua saúde.

Descartar as alterações comuns que podem prejudicar sua capacidade reprodutiva: verifique os níveis de ferro e hormônios tireoidianos no sangue, que não há resistência à insulina.

Como saber se posso engravidar? Realizar exames ginecológicos gerais para descartar complicações que possam influenciar negativamente sua saúde reprodutiva: exame pélvico, citologia vaginal, etc.

Se você já realizou esses exames e todos os possíveis problemas de saúde foram descartados, saiba que os casais reprodutivamente saudáveis ​​podem levar até um ano para engravidar.

Fatores que afetam a saúde reprodutiva das mulheres

Existem fatores principais que determinam ou prejudicam a saúde reprodutiva em mulheres:

Fator ovar

Refere-se à saúde dos ovários e sua capacidade de produzir óvulos maduros e saudáveis. Esta função do sistema reprodutivo feminino pode ser afetada por alguns fatores de risco:

Idade: Representa um fator indicador chave da reserva ovariana e da qualidade do oócito. A partir dos 35 anos, estes dois reduzem significativamente.

Anovulação: Os ovários não produzem óvulos maduros. As causas mais frequentes são: ovários policísticos, anorexia, obesidade, estresse, resistência à insulina.

 Exposição a desreguladores endócrinos: Tabaco, pesticidas ou outros prejudicam a saúde dos ovários.

 História médica: Doenças como hipotireoidismo, diabetes, epilepsia mal controlada, infecções abdominais adjacentes aos ovários, câncer ou doenças autoimunes.

Desequilíbrio hormonal: Um exame de sangue é geralmente realizado para detectar os níveis de LH, FSH, estradiol e AMH (hormônio antimülleriano).

Como saber se posso engravidar? Se você tem menstruação regular, com certeza estará ovulando corretamente e o fator ovariano pode ser descartado.

Fator de tubar

Um bloqueio no tubo pode interferir no trânsito do espermatozoide, do óvulo ou do embrião, evitando a gravidez. As lesões tubárias podem ser causadas por infecções sexualmente transmissíveis (clamídia, gonorreia, etc.) que produzem inflamação pélvica (DIP).

Como saber se posso engravidar? Outra causa de lesão nos tubos é o SIN (salpingite nodosa isthmic) ou cirurgias pélvicas que ocorreram com infecção e inflamação.

Para detectar e descartar possíveis problemas tubários, existem exames como histerossalpingografia (HSG) e eco-histerografia.

Fator uterino

Esse tipo de problema ocorre com menos frequência, mas não deve ser ignorado. Neste caso, o útero não está preparado para acomodar adequadamente o embrião, que não consegue implantar.

Como saber se posso engravidar? Na maioria dos casos, é causada por desequilíbrios hormonais, embora também se deva a fatores anatômicos (miomas, pólipos, aderências e malformações).

Endometriose

A endometriose é uma causa muito comum em problemas de fertilidade. Ela se manifesta quando o tecido que reveste o útero deixa a cavidade abdominal e causa sangramento e inflamação. Um dos principais sintomas é a dor pélvica muito pronunciada, durante e fora da menstruação. Como saber se posso engravidar?

Abortos recorrentes

Elas podem ser causadas por desequilíbrios hormonais, problemas imunológicos, falhas no implante devido a fatores uterinos e com menos frequência, porque carregam anormalidades cromossômicas equilibradas que não afetam a mãe, mas podem causar abortos.

Se você está se perguntando Como saber se posso engravidar? Não hesite em contatar um ginecologista especializado em saúde reprodutiva que irão realizar os exames necessários para detectar ou descartar os fatores de risco mais comuns e recomendar o tratamento mais adequado no seu caso.

Se você tem um desejo de ser mamãe, esta tentando e até o momento não conseguiu, o artigo a seguir é pra você. Leia agora como engravidar rápido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 2 =

Este blog tem a função de tentar esclarecer os assuntos abordados de forma leve e de fácil leitura. Aproveitem e qualquer dúvida é só chamar.

error:
Rolar para cima