Como Tirar Inchaço?

Tirar inchaço da barriga é possível com soluções naturais. Os gases que se acumulam em nosso corpo causam esse desconforto e sensação de peso, tem como aliviar esses gases. 

Causas

O inchaço pode ser causado ​​por diferentes motivos. Entre os mais comuns estão o estresse, a aerofagia (engolir ar ao comer ou mascar chiclete, por exemplo) ou constipação e outros problemas digestivos, como indigestão alimentar.

Felizmente na medicina natural existem alternativas eficazes para tirar inchaço, diminuindo a produção de gases irritantes que afetam o organismo.

Como Tirar Inchaço?

Plantas medicinais para tirar inchaço

Erva-doce, anis verde ou anis estrelado: As sementes dessas plantas neutralizam a produção de gases. Elas também reduzem os espasmos intestinais e estimulam a digestão. Recomenda-se tomar uma xícara do chá feito com uma colher de sopa da planta, após o almoço e jantar.

Orégano: o óleo essencial dessa erva é um poderoso antimicrobiano, que consegue eliminar o excesso de bactérias nocivas do intestino, responsáveis ​​pela produção de gases. Consuma de 3 a 4 gotas misturadas em um dedo de água, 10 minutos antes das refeições de 7 a 14 dias, se necessário repita após 14 a 30 dias.

Alcachofra ou cardo de leite: os componentes amargos dessas plantas estimulam a produção de bílis, vital para um bom trânsito intestinal e digestão adequada, evitando a fermentação excessiva de alimentos mal digeridos. Tomando um chá de 1 a 3 vezes por dia após as refeições, você consegue que essa planta cumpra sua função eficazmente. 

Gengibre: estimula a mobilidade do estômago, melhorando a digestão. Reduz os espasmos da parede muscular do intestino e alivia os distúrbios causados ​​pelos gases. Recomenda-se tomar um chá de uma folha de ½ cm por xícara de água, após o almoço e jantar.

Complexos alimentares para reduzir ou tirar inchaço

Carvão ativado: é principalmente indicado para quando você demora ir ao banheiro e sente a barriga mais inchada. É um grande absorvente de resíduos, restos bacterianos e gases. 

Devido a sua porosidade bem desenvolvida, ele permite a evacuação de todo o lixo que está nosso corpo de forma rápida e eficiente. É para ser utilizado em curtos períodos de 3 a 7 dias, no máximo, consumido com bastante água, antes das principais refeições.

Papaína e bromelaína: são enzimas obtidas do mamão e do abacaxi. Elas melhoram a digestão dos alimentos, impedindo que o excesso de alimentos mal digeridos seja fermentado, causando gases e servem para tirar inchaço abdominal. Sugere-se tomar em cápsulas, comprimidos ou consumir essas frutas durante as refeições principais.

Bactérias benéficas para flatulência

Os probióticos ajudar a equilibrar a flora intestinal. Desta forma evitam a proliferação excessiva de bactérias nocivas, responsáveis ​​por infecções, fermentações, gases e podem tirar inchaço abdominal.

Alguns dos probióticos mais comuns são: Lactobacillus acidophilus, Bifidobacteria, Lactobacillus Reuteri, Lactobacillus rhamnosus entre outros. Todos eles são encontrados em alimentos fermentados, como iogurte ou kefir. 

Você também pode consumir em preparações (vendidas individualmente ou em combinação) em pó, frascos, cápsulas ou fazer em casa.

Dicas para não repetir

Esses remédios podem ser muito úteis quando você se encontra nessas situações, mas é melhor evitar ter que tirar inchaço. Colocando em prática essas três dicas finais, você verá como, pouco a pouco, as ocasiões em que isso acontece diminuirão.

Reduza o consumo de bebidas com gás: isto se refere à água gaseificada, mas, sobretudo aos refrigerantes, que têm muito açúcar e favorecem o inchaço, e aos vinhos espumantes, que ainda têm o problema adicional de conter álcool que também causa mais gases. Também não é aconselhável beber bebidas com canudo.

Coma sem pressa: se ao invés de comer bem, mastigarmos rapidamente a comida, promoveremos a má digestão. É melhor se concentrar em cada mordida e mastigar bem.

Sem chicletes ou doces: o que eles fazem é facilitar para que mais ar entre no estômago.

Quer mais dicas? Veja agora mesmo o conteúdo exclusivo que preparamos para você sobre como desinchar o corpo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − 2 =

Este blog tem a função de tentar esclarecer os assuntos abordados de forma leve e de fácil leitura. Aproveitem e qualquer dúvida é só chamar.

error:
Rolar para cima