Dicas para desinchar

Muitas vezes associamos o inchaço da área do abdômen a comer demais. No entanto, as causas também podem ser o acúmulo de líquidos ou gases.

A inchação também pode estar ligada a problemas digestivos como gastrite ou constipação. Em qualquer caso veja dicas para se sentir melhor e ter um abdome mais plano.

Evite sal

Ao ingerir mais sal do que o necessário, o corpo retém líquidos. O resultado é uma silhueta arredondada. Você pode substituir esse alimento por especiarias como vinagre e limão. Qualquer uma dessas opções ajudará as refeições a não serem de mau gosto.

Dicas para desinchar. Tenha cuidado com alimentos picantes como noz-moscada, pimenta preta, pimenta, cebola, alho, molho de tomate e vinagre podem causar inflamação na parte superior do estômago. Você pode usar para dar sabor aos alimentos, mas não abuse deles.

Consuma muita água e sucos sem açúcar

Dicas-para-desinchar

Além de se manter hidratado, a água ajuda a evitar a retenção de líquidos e a combater a constipação. Você deve beber pelo menos dois litros por dia.

Dicas para desinchar. Sucos sem açúcar também ajudarão a reduzir a inflamação do abdômen. As frutas como laranja são os mais recomendados por o alto teor de fibras, antioxidantes, vitamina C e betacaroteno. Laranjas, cenouras, melões e pêssegos são algumas opções.

Consumir menos carboidratos

Os carboidratos refinados são os piores alimentos para o inchaço abdominal. Isso porque, tendo sido despojado de sua fibra, eles são nada mais do que calorias vazias de nutrientes. 

Dicas para desinchar. Um exemplo claro são as farinhas brancas que são consumidas em pães, massas ou pizzas.

Coma mais vegetais cozidos

Embora o valor nutricional não seja igual ao dos vegetais crus, eles ocupam muito menos lugar no intestino. Será melhor cozinhá-los para reduzir a perda de nutrientes ao mínimo.

Evite alimentos que produzam gases

Existem certos alimentos que produzem gases ou flatulência no sistema digestivo em geral e no canal intestinal em particular.

Dicas para desinchar. Entre eles estão feijões, ervilhas, lentilhas, couve-flor, brócolis, couve de Bruxelas, repolho, cebola, frutas cítricas e pimentão.

Dicas para desinchar. As bebidas carbonatadas também favorecem a presença de gases dentro do nosso corpo, causando um abdômen inchado. Da mesma forma, que consumir chiclete, você ingere ar que vai diretamente para o sistema digestivo.

Coma devagar e reduza porções

Comer rápido produz gás e leva a excessos. Ao invés disso, comer devagar ajudará a uma boa digestão.

Dicas para desinchar. Tire um tempo para saborear cada mordida e deixe os talheres ao lado do prato toda vez que levar comida para a boca. Uma refeição saudável deve levar cerca de 20 minutos.

Dicas para desinchar.Também é aconselhável comer em pequenas porções divididas em várias refeições por dia.  Assim, os alimentos ficarão mais fáceis de digerir e não irão inchar o abdômen.

Evite bebidas ácidas

Álcool e café podem irritar o canal intestinal e causar inflamação. Beba estas bebidas com moderação. Quando terminar, beba um copo de água.

Evite frituras

Alimentos fritos demoram muito mais para serem digeridos. Além disso, eles geram uma sensação de peso.

Dicas para desinchar. No entanto, as gorduras também são necessárias para a saúde do o corpo. Opte por gorduras ácidas monoinsaturadas, como as encontradas no azeite, abacate e nozes.

Consuma fibras, mas com moderação.

Fibra ajuda a fazer uma boa digestão e evitar a constipação. No entanto, não deve ser consumido em excesso, pois pode causar flatulência, distensão abdominal e diarreia. Inclua na alimentação pouco a pouco.

Gengibre, pimenta caiena e açafrão para molho

Se você sofre de inchaço abdominal, junte essas especiarias para colocar em chás e pratos. Pimenta caiena estimula a digestão e alivia o gás e até mesmo cólicas. Adicione uma colher de chá para fazerem uma desintoxicação.

Precisa de mais dicas? Então, você não pode deixar de ler nosso outro artigo recheado de informações referente a como desinchar o corpo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − um =

Este blog tem a função de tentar esclarecer os assuntos abordados de forma leve e de fácil leitura. Aproveitem e qualquer dúvida é só chamar.

error:
Rolar para cima