Dieta para engravidar

Nós já sabemos que a capacidade de engravidar tem a ver com fatores hormonais e genéticos, mas você sabia que o que você come também influencia?

Dieta para engravidar

A seguir estão alguns alimentos que são especificamente considerados superalimentos no mundo da fertilidade:

– Bagas: morangos, amoras e o resto da família têm antioxidantes incríveis que ajudam a proteger os espermatozoides e óvulos de danos celulares.

– Aipo: é uma excelente fonte de ácido fólico, um nutriente essencial para prevenir defeitos do tubo neural no bebê.

– Alho: é um antiviral e antibacteriano incrível, que serve entre muitas outras coisas para eliminar as bactérias que podem causar um desequilíbrio hormonal. Ajuda a prevenir a cândida e outros fungos e infecções vaginais para uma boa saúde vaginal.

– Folhas verdes, como espinafre e couve: elas têm grandes quantidades de ácido fólico, ferro e vitamina C. Elas ajudam a melhorar a ovulação e prevenir abortos e defeitos congênitos.

– Limão: além de ser rico em vitamina C, serve incrivelmente para alcalinizar nosso corpo, o que é essencial para uma ótima fertilidade. Também serve para desintoxicar o fígado e ajudar a metabolizar melhor os hormônios, para que fiquem equilibrados.

– Noz: ajuda a equilibrar os hormônios, incluindo a redução da prolactina, que bloqueia a ovulação no corpo.

– Sementes de girassol: excelente combinação de vitaminas B e E, zinco, selênio e magnésio, ideais para uma fertilidade incrível e promover a fertilização adequada.

Adote dieta para engravidar

É importante que você identifique os estágios de seu ciclo menstrual para que você crie uma dieta para engravidar de acordo com eles, uma vez que as necessidades do corpo da mulher mudam ao longo do mês e os alimentos que podem ajudar.

Na menstruação é muito comum que você tenha uma ligeira deficiência de ferro; por isso, recomenda-se a ingestão de alimentos ricos nesse nutriente, como carne vermelha de origem orgânica, feijão, peixe, espinafre e sementes.

Esses alimentos, além de serem ricos em ferro, também são ricos em proteínas e têm efeitos anti-inflamatórios, ideais para ajudá-lo com cólica. A deficiência de ferro pode ser um fator de infertilidade.

Após a menstruação é comum que as mulheres tenham altos níveis de estrogênio no corpo, para que a ovulação possa ocorrer. É aconselhável na dieta para engravidar consumir vegetais como brócolis, couve-flor, couve e uvas vermelhas, pois ser rico em boro ajuda a equilibrar os níveis de estrogênio, não é bom ter muito ou ter muito pouco.

Também é aconselhável aumentar o consumo de vitamina E através de alimentos como azeite, abacate, nozes e sementes, o que ajuda na atividade folicular.

Quando você está ovulando o corpo precisa de muita vitamina B para a liberação do óvulo e sua correta fertilização. Zinco, ômega 3 e vitamina C também são essenciais nessa fase.

Para esses nutrientes, recomenda-se numa dieta para engravidar: comer espargos, cereais integrais, peixes, mariscos e ovos (incluindo a gema). O muco cervical deve estar em ótimas quantidades e condições para que o espermatozoide possa alcançar o óvulo, por isso é aconselhável consumir banana, alho, toranja e beber bastante água. Nesta fase da dieta para engravidar, é importante evitar alimentos que possam afetar negativamente o muco, como álcool, carnes vermelhas e alimentos processados.

Estágio de lútea, nesta fase, é importante colocar na dieta para engravidar alimentos que promovam o crescimento celular. O betacaroteno é um nutriente que ajuda a manter uma gravidez precoce e também serve para regular os hormônios.

Você pode encontrar no abacaxi, cenoura e batata-doce (pense em alimentos amarelos e alaranjados). O abacaxi também contém bromelaína, uma substância que ajuda a implantar o óvulo fecundado.

Como estamos promovendo crescimento e expansão nesta fase, evita-se alimentos muito frios e evita-se consumir mais de 200-300 mg de cafeína (aproximadamente 2,5 xícaras de café), pois isso faz com que o corpo e os vasos sanguíneos se contraiam.

Precisa de mais dicas para engravidar? Este artigo a seguir é pra você. Veja agora como engravidar rápido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + dois =

Este blog tem a função de tentar esclarecer os assuntos abordados de forma leve e de fácil leitura. Aproveitem e qualquer dúvida é só chamar.

error:
Rolar para cima