Dificuldades para engravidar

Quais são as principais causas das dificuldades para engravidar? A infertilidade feminina é a incapacidade de conseguir a gravidez. Aproximadamente 30% dos casais que têm problemas para conceber são devido ao fator feminino e 15-30% a fatores mistos (masculino e feminino).

Dificuldades para engravidar devido ao fator ovariano

Dificuldades para engravidar

O primeiro passo necessário para gerar uma gravidez é a união do óvulo e do espermatozoide por fertilização. Naturalmente, é necessário que ocorra a ovulação (liberação de um óvulo) para que a fecundação seja possível.

Nos casos em que há dificuldades para engravidar devido ao fator ovariano, há alguma anormalidade no ciclo menstrual que impede a ovulação regular de produzir óvulos maduros de boa qualidade. Entre os casos mais comuns de fator ovariano são:

Anovulação (ovulação não ocorre), como no caso de pacientes com síndrome dos ovários policísticos (SOP)

– Menopausa e menopausa precoce.

– Endometriose, já que afeta a qualidade dos óvulos. A endometriose é uma doença da qual as causas e mecanismos de início e desenvolvimento são pouco conhecidos. Parece haver um tipo de mulher que é mais propensa a sofrer de causas genéticas e imunológicas.

Aparece nas pacientes por um processo de “menstruação retrógrada” através dos tubos uterinos e, posteriormente, por um mecanismo de implantação dentro do abdome. Pode produzir menstruações dolorosas, relações sexuais muito dolorosas e também dificuldades para engravidar.

As razões para a esterilidade devido à endometriose são muito variadas: de uma alteração na qualidade da ovulação, à dificuldade de fecundar os óvulos devido a anomalias mecânicas (aderências, cistos, obstruções tubárias) e inflamatórios que podem afetar os espermatozoides e embriões.

Dependendo do que a fonte de esterilidade e gravidade pode ser necessária para inseminação Artificial ou uma fertilização in vitro (FIV).

Dificuldades para engravidar causada por problemas nas trompas de falópio.

Para que a fecundação ocorra, é necessário que o óvulo e o espermatozoide se encontrem. Para isso, a passagem pelas trompas de falópio deve ser possível.

Nos casos em que os tubos estão entupidos, enfrentamos a esterilidade devido ao fator tubário. Uma das causas mais comuns desse tipo de distúrbio são algumas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como as causadas por bactérias causadas por clamídia ou gonorreia, que causam inflamação pélvica (DIP).

A maneira mais confiável de diagnosticar esse tipo de esterilidade é a histerossalpingografia, um exame que permite estudar a permeabilidade das trompas de falópio. Nestes casos, a gravidez pode ser conseguida através do tratamento de fertilização in vitro (FIV).

O fator cervical como causa das dificuldades para engravidar

Nos casos em que o espermatozoide não consegue atravessar o colo do útero para alcançar o útero, também não é possível a fertilização ocorrer.

Pode ser devido à presença de muco muito espesso, ácido ou com substâncias inflamatórias que dificultam a passagem ou a sobrevivência dos espermatozoides. Pode também ser devido a alterações anatômicas.

Nestes casos, também será possível obter a gravidez através de inseminação artificial ou fertilização in vitro.

Causas uterinas para as dificuldades para engravidar

Fatores uterinos que podem causar infertilidade podem ser:

Problemas de receptividade endometrial que impedem a implantação do embrião no útero. Em muitos casos, pode ser diagnosticada por um exame de receptividade endometrial, que também permite que os embriões sejam transferidos no momento mais apropriado.

Presença de miomas, pólipos ou malformações uterinas que dificultam o implante do embrião ou mesmo que a gravidez não evolua corretamente. Em algumas ocasiões, pode ser necessário tratar essas anormalidades por meio de cirurgia.

Essas alterações podem causar falhas de implantação e repetir abortos. Muitas vezes não existe nenhuma dessas enfermidades e a causa é apenas estresse e ansiedade que adia a gravidez.

Quer mais dicas para engravidar? Indicamos a leitura do nosso artigo para quem é tentante, porém está com dificuldade de ter o seu bebê. Acesse agora como engravidar rápido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − 3 =

Este blog tem a função de tentar esclarecer os assuntos abordados de forma leve e de fácil leitura. Aproveitem e qualquer dúvida é só chamar.

error:
Rolar para cima