É possível engravidar tomando anticoncepcional?

É possível engravidar tomando anticoncepcional?

Gravidez indesejada infelizmente ainda é algo muito comum na vida de diversas mulheres espalhadas pelo Brasil. Isso se deve à uma série de fatores, como a desinformação, inutilização de métodos contraceptivos ou até mesmo a ausência de preservativos que deveriam ser distribuídos pelas unidades de saúde presentes na região.

Com isso, o número de gravidez indesejada aumenta, vindo junto com a insatisfação e interrupção de diversas mulheres presentes ainda no ensino médio.

Nesse sentido, ainda é comum as dúvidas nesse universo. Dúvidas como: quais as chances de a mulher engravidar com o uso do anticoncepcional. Pensando nisso, hoje vamos falar um pouco mais desse assunto e ajudar você a conhecer um pouco mais sobre os riscos envolvidos nessa situação, confira.

Confira se é possível engravidar tomando anticoncepcional?

É possível engravidar tomando anticoncepcional

Então, é possível engravidar tomando anticoncepcional?

É plenamente possível que a mulher engravide com o uso do anticoncepcional. Isso ocorre porque os anticoncepcionais não possuem 100% de eficácia, deixando as mulheres suscetíveis à gravidez. Somado a isso, existem fatores externos que podem corroborar para o enfraquecimento do efeito do método contraceptivo, e assim, aumento ainda mais as chances de gravidez.

Alguns dos fatores externos que podem corroborar para o enfraquecimento do anticoncepcional e aumento das chances de gravidez são:

Medicamentos

Antibióticos e demais medicamentos podem surtir efeitos no organismo que diminuam a eficácia do anticoncepcional, dessa forma, aumentando de forma considerável as chances de a mulher desenvolver uma gravidez inesperada.

Trocar de anticoncepcional

A troca do anticoncepcional em si não é um problema, no entanto, é comum as pessoas confiarem somente no anticoncepcional e esquecer que não é um método totalmente eficaz. Nesse sentido, é fundamental o usa do preservativo como forma de prevenir as possíveis falhas do anticoncepcional.

Casos de diarreia 3 a 4 horas após ingerir a pílula

Se você apresentar casos de diarreia 3 a 4 horas após ingerir a pílula anticoncepcional, você deve tomar uma nova pílula ou fazer uso do preservativo. Isso porque a pílula não desempenhou qualquer efeito no seu organismo, o que torna você mais suscetível à gravidez.

Esquecer de tomar anticoncepcional

Esquecer de tomar a pílula concepcional periodicamente durante o mês pode aumentar de forma considerável as chances de você engravidar. Isso porque quando você interrompe todo o ciclo com a ausência das outras doses, as outras passam a não ter o mesmo efeito que deveriam.

Além disso, é importante ressaltar que não a pílula anticoncepcional no mesmo horário também pode ser um agravante para que os efeitos da pílula sejam reduzidos e assim aumentar as chances de você engravidar.

Como tomar anticoncepcional pela primeira vez?

Para você tomar anticoncepcional é muito simples, sem grandes mistérios. Existe cartelas com uma grande quantidade de comprimidos, nesse sentido, pode-se afirmar que existe mais de uma forma de você tomar o medicamento. Para você iniciar o consumo da pílula anticoncepcional você deve tomar o 1º comprimido da cartela no dia da menstruação.

Feito isso, você pode tomar normalmente a cartela até que ela seja finalizada. Finalizada a cartela, você deverá esperar um período de até sete dias para iniciar a tomar novamente. Você deverá começar a tomar novamente a partir do oitavo dia do intervalo entre uma cartela e outra.

Uma informação importante é que a pausa realizada com a cartela de 21 dias é de sete dias. Porém esse período varia de acordo com a cartela, se for uma cartela de 24 comprimidos o prazo de espera será de apenas 4 dias, e nas cartelas de 28 comprimidos você não precisa fazer uma pausa entre uma cartela e outra.

Anotou tudo sobre essa informação? É possível engravidar tomando anticoncepcional!

Para quem deseja engravidar, preparamos um conteúdo. Leia a seguir como engravidar rápido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × três =

Este blog tem a função de tentar esclarecer os assuntos abordados de forma leve e de fácil leitura. Aproveitem e qualquer dúvida é só chamar.

error:
Rolar para cima