Engravidar depois da curetagem

 

Alguns problemas de saúde femininos podem levar a uma curetagem, que é procedimento invasivo, nada confortável.

O que é a curetagem?

A curetagem é o procedimento de raspagem da parte interna do útero, feita com anestesia geral ou raquidiana pela via vaginal num centro hospitalar. Esse procedimento é realizado quando ocorre um aborto retido, aborto espontâneo, mola hidatiforme, hemorragia pós-parto, investigação, tratamento de sangramento anormal do útero, obtenção de amostras ou outros tipos de sangramento vaginal.

Ela só pode ser feita por um ginecologista, que raspa a cavidade do útero com um instrumento cirúrgico parecido, chamado cureta, e o que é retirado para fazer uma análise. O colo do útero precisa estar dilatado, e caso não ocorra uma dilatação espontânea, que é frequente em abortos em curso, ele precisa ser dilatado com instrumentos ou medicamentos.

Engravidar depois da curetagem

O procedimento em geral, dura em torno de 15 a 30 minutos e, se não houver complicações, a mulher pode ir para casa 6 horas após a curetagem e o período de repouso varia entre 24 e 72 horas para que a mulher possa voltar para sua rotina.

Após perder um bebê, muitas mulheres querem engravidar novamente, o mais rápido que puder. Em quanto tempo é seguro engravidar depois da curetagem?

Quanto tempo esperar para engravidar depois da curetagem?

Obviamente, para poder engravidar depois da curetagem é preciso voltar a ter relações sexuais. Antes de começar a fazer sexo, é preciso cerca de duas semanas para que a recuperação completa e não haja complicações. Porém esse tempo pode variar de acordo com o caso e motivo pelo qual o procedimento foi realizado.

Uma mulher que quer engravidar depois da curetagem deve saber que permanecerá ovulando mensalmente como antes. Portanto, poderá ter uma gravidez a partir do próximo ciclo menstrual após o procedimento.

Mas para ter uma gravidez mais segura, é preciso esperar 1 mês para engravidar depois da curetagem semiótica para um exame diagnóstico. Basta esperar que venha a menstruação normalmente para iniciar as tentativas de ter um bebê. Porém, o tempo de espera pode variar entre 3 e 6 ciclos menstruais, ou seja, pelo menos 3 a 6 meses para engravidar depois da curetagem por causa de um aborto. Esse é o tempo para que o útero possa restituir a sua camada interna e obter as condições adequadas para a fixação do óvulo.

Não é incomum que uma mulher engravide logo depois desse procedimento, mas os tecidos uterinos não estão completamente cicatrizados, criando um maior risco de infecção. O recomendável é fazer um exame ginecológico e outros que o ginecologista pedir para estabelecer se já é seguro engravidar depois da curetagem realizada.

Além das questões físicas, a mulher deve estar emocionalmente preparada para voltar com as tentativas de engravidar.

Como aumentar as chances de engravidar?

Procurar ter relações sexuais, no mínimo, 3 vezes por semana, principalmente, durante o período fértil.

Calcular o período mais fértil em cada mês.

Tomar comprimidos de ácido fólico para auxiliar durante a formação do sistema nervoso do bebê.

Não ingerir drogas ilícitas e bebidas alcoólicas.

Não fumar.

No caso de mulheres que passaram por mais de 2 abortos, é indicado tomar uma vacina especial que ajuda a evitar abortos espontâneos.

Engravidar depois da curetagem pode ter riscos?

Uma curetagem feita de forma correta não interfere nas próximas gravidez e, também, não aumenta as chances de complicações. Porém, quando a curetagem é realizada em excesso, como uma grande retirada da camada interna do útero, pode ser um fator que dificulte a gestação.

Um médico especialista poderá dar todas as informações e informar os procedimentos a serem tomados.

Quer dicas para engravidar? Clique aqui e veja tudo sobre como engravidar rápido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × três =

Este blog tem a função de tentar esclarecer os assuntos abordados de forma leve e de fácil leitura. Aproveitem e qualquer dúvida é só chamar.

error:
Rolar para cima