Espermograma normal para engravidar

Você sabe o que é um espermograma normal para engravidar?

Muitas vezes as dificuldades em conceber uma gravidez não estão relacionadas ao organismo feminino e sim ao parceiro.

Nesse sentido, as dificuldades parecem ser imensas e muitas vezes fazendo com que a parceira se sinta culpada em não conseguir conceber a criança, o que pode se tornar um verdadeiro problema por dificultar o relacionamento entre ambos e torna-se uma cobrança entre o casal.

Dessa forma, é fundamental buscar identificar a origem do problema para sanar o mais rápido possível essa deficiência. Isso porque o problema pode ser algo que mexe com a autoestima do homem e o deixa mais inseguro em seu relacionamento.

Espermograma normal para engravidar

Pensando nisso, decidimos ajudar você a compreender um pouco mais do que pode estar causando esse problema. Confira o que preparamos para você.

Vamos falar sobre espermograma normal para engravidar?

O que é Espermograma normal para engravidar?

O espermograma normal para engravidar é um exame laboratorial que tem finalidade identificar possíveis deficiências na natureza reprodutiva do homem. Dessa forma, o exame analisa a qualidade do sêmen do paciente de acordo com alguns critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde.

A amostra do sêmen é coletada a partir da masturbação do homem, onde serão analisados desde o aspecto em si do sêmen, até a qualidade e as condições dos espermatozoides presentes no ejaculado, possibilitando uma análise da fertilidade do homem e assim como possíveis problemas ligados à saúde reprodutiva masculina, como a próstata.

Quando se deve fazer o espermograma?

De forma geral o exame é exigido quando se deseja averiguar alguma irregularidade no sistema reprodutivo masculino. O problema pode ter raízes físicas, genéticas ou imunológicas, nesse sentido o espermograma permite avaliar a qualidade e saúde do sistema reprodutor masculino. Além disso, o exame pode ser solicitado por casais que desejam engravidar ou por médicos aos seus pacientes no pós-cirúrgico da vasectomia.

É importante lembrar que não existe uma periodicidade nos exames, ou seja, raramente existirá algum caso onde será necessários exames de espermograma periódicos. Vale lembrar também que existe outras diversas situações onde o exame pode ser solicitado por um médico, no entanto somente com a solicitação de um profissional que você deverá se submeter ao exame.

Como é feito o espermograma

O espermograma normal para engravidar é feito em laboratório com a coleta do sêmen do indivíduo mediante masturbação. Para que isso seja facilitado, os laboratórios promovem a exposição à conteúdos estimulantes como: filmes e revistas. Para o paciente, é dado um frasco onde ele deverá ejacular. Vale lembrar que o paciente não deve fazer uso de lubrificantes, visto que esse possui propriedades que podem interferir nos resultados do exame.

Após o sêmen ser coletado, ele é enviado ao laboratório onde serão realizados exames com ele a fim de identificar a sua qualidade. Nesse sentido, serão levados em consideração a capacidade de locomoção do espermatozoide e suas características físicas.

Nas características físicas, serão levados em consideração o volume, a viscosidade, liquefação, coloração e o pH. Após a análise física, é analisado a concentração de espermatozoides, a motilidade (capacidade de locomoção) dos espermatozoides, a vitalidade e se as estruturas do gameta estão todas em ordem.

Geralmente os médicos solicitam mais um exame 15 dias após o primeiro ter sido realizado. Isso se deve ao fato do médico ter interesse em fazer um comparativo em ambos os resultados, onde será possível avaliar os resultados e encontrar anormalidades.

Em casos de anormalidades nos exames, o médico poderá solicitar um terceiro exame, porém em casos de normalidade com os resultados apresentados, o paciente estará liberado.

Tiramos todas as suas dúvidas sobre espermograma normal para engravidar?

Temos mais informações pra quem não está conseguindo engravidar. Clique aqui e veja como engravidar rápido!

Summary
Review Date
Reviewed Item
Espermograma normal para engravidar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + dezessete =

Este blog tem a função de tentar esclarecer os assuntos abordados de forma leve e de fácil leitura. Aproveitem e qualquer dúvida é só chamar.

error:
Rolar para cima