Estou me sentindo inchada

Quando o estômago fica inflado, inchado ou cheio de ar é chamado de inchaço abdominal. É uma situação muito frequentes e, em geral, pouco grave, mas bastante incômoda. 

O Inchaço abdominal pode ser causado por excessos na alimentação ou por alguns alimentos, doenças ou problemas digestivos ou maus hábitos.

Quais alimentos favorecem o inchaço da barriga?

Estou me sentindo inchada

Estou me sentindo inchada. Algumas pessoas têm dificuldade em digerir certos alimentos e fazem a digestão parcialmente do intestino para o cólon. 

Estou me sentindo inchada. Quando o alimento não é totalmente processado, o cólon deve “terminar o trabalho” com as bactérias que ele contém, nesse processo produz muitos gases que aumentam a barriga.

Estou me sentindo inchada. Alimentos como couve de Bruxelas, brócolis, cebola, feijão, lentilha etc. são alguns exemplos dos que produzem muitos gases durante a digestão e inflam o estômago. Assim como beber bebida gaseificada, enche o estômago de ar e produz gases. 

Estou me sentindo inchada. Além disso, existem alimentos que são principalmente difíceis de digerir, quando isso acontece é chamado de intolerância. É comum a intolerância à lactose, glúten, frutose e sorbitol. Os sintomas são: dor abdominal, cãibras, gases, inchaço, fezes pastosas ou diarreia.

Quais doenças podem causar inchaço?

Embora a distensão abdominal não seja um distúrbio grave, pode ser um indicador de uma doença subjacente. 

Portanto, se houver dor persistente e o inchaço não desaparece ou é acompanhado por outros sintomas, é melhor consultar um médico que possa determinar a extensão dessa condição.

Síndrome do intestino irritável (SII): Esta doença causa inflamação do estômago, desconforto abdominal e distúrbios do trato intestinal. Não se sabe exatamente a causa pela qual esse distúrbio se desenvolve.

Suspeita-se de problemas de estresse, infecção gastrointestinal grave, intolerâncias alimentares ou contração anormal do cólon ou do intestino delgado.

Refluxo gastroesofágico (DRGE): esse distúrbio é caracterizado pelo conteúdo estomacal retornando do estômago para o esôfago. Isso pode causar queimação, azia, desconforto estomacal, inchação, etc. 

Esse problema pode ser causado por uma fraqueza do músculo esofágico interno que permite a passagem de alimentos para o estômago.

Prisão de ventre: a constipação não é uma doença em si, é mais um funcionamento anormal do trânsito intestinal. Isso significa, se a pessoa faz 3 ou menos evacuações por semana ou tem dificuldade em defecar, ela sofre de constipação. Este distúrbio causa inchaço na barriga.

Gastrite: é uma inflamação do estômago causada por infecção, remédios, estresse, etc. Às vezes, é um distúrbio específico, mas outras vezes significa que há uma infecção que deve ser tratada como Helicobacter pylori ou doença ácido-péptica.

Maus hábitos favorecem o inchaço abdominal

Estou me sentindo inchada. O estômago pode ficar inchado quando comemos demais. Se comermos muito rápido e muito, nosso estômago pode ter dificuldade em digerir toda a comida. Isso causa desconforto, inchaço e flatulência, porque a digestão não está sendo realizada adequadamente.

Estou me sentindo inchada. Algumas pessoas engolem muito ar que chega ao estômago. Isso pode acontecer quando você masca chiclete com frequência, come doces, bebe com canudo, conversa muito enquanto come, fica nervoso ou tem dentaduras soltas. 

Essas ações que são executadas quase involuntariamente ou inocentemente podem causar inchaço no estômago devido ao ar engolido. 

Quando ir ao médico?

Sentir desconforto com gases não causa problemas sérios se forem resultantes de maus hábitos alimentares ou por um alimento mais complicado de digerir. 

No entanto, algumas vezes esses sintomas são acompanhados por outros, como vômitos, diarreia, perda de peso, sangue nas fezes, o que pode indicar que existe outra doença que causa.

Nesse caso, é aconselhável ir ao médico e avaliar a gravidade da situação.

Gostou da leitura? Preparamos outro artigo exclusivo com bastante conteúdo que você não pode deixar de ler sobre como desinchar o corpo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + dezoito =

Este blog tem a função de tentar esclarecer os assuntos abordados de forma leve e de fácil leitura. Aproveitem e qualquer dúvida é só chamar.

error:
Rolar para cima