Exames antes de engravidar

Check-up: Exames que devem ser realizados para quem deseja engravidar

O check-up reúne exames antes de engravidar para se certificar de que você está saudável e evitar futuras complicações com a gravidez.

É principalmente importante se você já teve um bebê prematuro, um bebê com um defeito de nascença, um aborto espontâneo ou se seu bebê nasceu sem vida.

Exames antes de engravidar

Por que é importante a consulta médica?

Algumas condições médicas, como depressão, diabetes, hipertensão arterial e não ter um peso saudável podem afetar sua gravidez e fertilidade (capacidade de engravidar).

Fumar, usar drogas ilegais e abusar de medicamentos prescritos também pode afetar sua gravidez e fertilidade. Faça um checkup, mesmo se você já teve um bebê. Sua saúde pode ter mudado desde a última gravidez. Os fatores são observados para:

Nascimento prematuro

Defeitos congênitos

Aborto espontâneo

Nascimento sem vida

Pré-Natal

O check-up também pode ser chamado de pré-natal. Em qualquer caso, você conhece todos esses profissionais  que podem ajudar durante a gravidez e durante o parto:

O obstetra (também chamado OB) é um médico com formação e treinamento para cuidar de mulheres grávidas e cuidar do parto. Além disso, você receberá as orientações para que a gravidez aconteça de modo saudável tanto para você como para seu bebê.

Enfermidades que exames verificam preventivamente

Nos exames antes de engravidar, o profissional verifica sua saúde geral para garantir que seu corpo esteja pronto para a gravidez. Verifica como está no seu corpo:

Ácido fólico, uma vitamina que todas as células do seu corpo precisam para o crescimento e desenvolvimento normais. Se você tomá-lo antes de engravidar e no início da gravidez, ele pode ajudar a proteger seu bebê de defeitos congênitos do cérebro e da medula espinhal, chamados defeitos do tubo neural e de defeitos congênitos da boca, chamados de lábio leporino e fenda palatina.

Condições de saúde que podem afetar sua gravidez incluem diabetes, depressão, hipertensão arterial e não ter um peso saudável. Verifica se há infecções, como toxoplasmose e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como herpes genital e vírus da imunodeficiência humana (HIV).

Outras verificações são medicamentos que você toma e vacinas bem como produtos químicos prejudiciais em casa ou no trabalho

Quais são os exames?

A quantidade e o tipo da avaliação variam conforme indicação do médico. No entanto é normal que ele peça:

Faça exames antes de engravidar físico que inclua a pesagem e controle da pressão arterial

Faça exames antes de engravidar pélvico. É um teste dos órgãos da pelve, como a vagina, o colo do útero, o útero e os ovários, para garantir que estão saudáveis.

O colo do útero é a abertura para o útero que está na parte superior da vagina. Se você tiver problemas com esses órgãos, ser tratado antes da gravidez pode ajudar a prevenir problemas durante a gravidez. O tratamento também pode ser benéfico se você tiver problemas de fertilidade (problemas para engravidar).

Faça exames antes de engravidar de Papanicolau. É um dos exames antes de engravidar em que o profissional tira amostras de células do colo do útero para detectar câncer.

Faça exames antes de engravidar de sangue para verificar seu tipo sanguíneo e fator Rh. O fator Rh é uma proteína encontrada nos glóbulos vermelhos. Se o fator Rh for negativo, pode causar problemas para o bebê se ele tiver o fator Rh positivo.

Recomende que você consulte um médico especialista em genética se certas condições de saúde forem transmitidas na sua família. Esse profissional é treinado para ajudar a entender os genes, defeitos congênitos e outros problemas médicos que são transmitidos nas famílias, e como eles podem afetar a saúde do seu bebê.

Precisando engravidar e está com dificuldades? Acesse agora mesmo nosso artigo sobre como engravidar rápido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + 4 =

Este blog tem a função de tentar esclarecer os assuntos abordados de forma leve e de fácil leitura. Aproveitem e qualquer dúvida é só chamar.

error:
Rolar para cima