Inchaço no corpo

Também conhecido como edema, o inchaço no corpo consiste no acúmulo de líquido no organismo, que geralmente afeta os membros dependentes (como pés, tornozelos e mãos) e pode ser encontrado em outras partes do corpo, como o abdômen. Conheça algumas das razões mais comuns para o inchaço no corpo e como combater.

Sal

Não consuma mais de 5 gramas de sal por dia. Se você ingerir mais do que a dose recomendada, seu corpo começará a acumular líquidos, por isso é melhor usar ervas e temperos para dar sabor aos alimentos ao invés de sal.

Inchaço no corpo

Alergia

Se o inchaço no corpo for acompanhado por coceira e vermelhidão, é provavelmente uma alergia. Se ela desenvolver rapidamente e atingir o pescoço e o rosto, procure atendimento médico urgente. Anti-histamínicos são a solução.

Hormônios

Outra razão para líquido se acumular no corpo é a falha hormonal. Se você sofre de distensão abdominal, inchaço nas pernas ou ganho de peso, pode ter um edema hormonal. 

Neste caso, tente mudar a sua dieta, alimentação e opte por alimentos ricos em proteínas, reduzindo a quantidade de alimentos doces, picantes e salgados. Visite um endocrinologista ou ginecologista para um possível tratamento.

Doenças renais

Inchaço no rosto, que geralmente ocorre principalmente no período da manhã, fora desse período pode significar problemas com os rins. Você também poderá notar uma dor lombar e uma mudança na cor da urina. 

Siga uma alimentação balanceada com pouco sal e bastante água. Durma de costas, pois dormir de barriga pode causar inchaço no rosto. Além disso, visite um médico.

Doença cardíaca

Quando ocorre inchaço nas pernas e no abdômen, pode indicar doença cardíaca. Se acompanhada de dor no peito, fadiga ou dispneia. Saiba que o edema cardíaco não deve ser tratado em casa, por isso é muito importante que você visite um cardiologista.

Medicamentos

Ao tomar certos tipos de medicamentos, o inchaço no corpo pode ocorrer, como antipiréticos, analgésicos ou pílulas anticoncepcionais. Se você suspeitar que os medicamentos estão causando inchaço no corpo, consulte um médico.

Estilo de vida

Se você passa a maior parte do dia em pé ou sentado, pode ter edema nas pernas, por isso faça em intervalos regulares algum exercício.

Nunca se sente de pernas cruzadas e, se passar muito tempo por dia nessa posição, faça uma pausa, levante-se e use sapatos confortáveis ​​e meias de compressão para prevenir inchaço no corpo.

Desidratação

Quando o corpo fica desidratado, um dos primeiros sinais que dá é começar a acumular liquido para mais tarde. Como resultado, seus tornozelos, pulsos e a parte inferior da barriga podem inchar.

 Então, tente beber pelo menos 1,2 litros de água por dia e evite café, álcool ou bebidas carbonatadas como refrigerantes para evitar o inchaço no corpo.

Inchaço é comum

Certamente, muitas vezes você ganha peso sem perceber, ou é muito difícil perder peso. Em muitos casos, esse problema é devido à retenção de líquidos. 

Na maioria dos casos, não se sabe o que fazer para controlar e é por isso que é importante, a priori, saber com certeza a origem dessa retenção de fluidos.

Esta situação acontece com muitas pessoas e as causas são várias. É por isso que é importante saber a causa exata, efeitos e como resolver ou pelo menos mitigar pouco a pouco esse desconforto.

Estar acima do peso ou obeso, ter problema digestivo leve, ter músculos locais alterados ou até mesmo por motivos emocionais podem estar relacionado ao inchaço no organismo. Também alguns maus hábitos podem acentuar este estado inflamatório.

A causa mais comum é ter uma má alimentação, que aumenta o risco de doenças sérias como as cardiovasculares e diabetes.

Gostou do nosso artigo? Então, agora temos outra indicação de leitura sobre como desinchar o corpo!

Summary
Review Date
Reviewed Item
Inchaço no corpo
Author Rating
41star1star1star1stargray

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × dois =

Este blog tem a função de tentar esclarecer os assuntos abordados de forma leve e de fácil leitura. Aproveitem e qualquer dúvida é só chamar.

error:
Rolar para cima