Inchaço ou gordura?

Retenção de líquido, inchaço ou gordura acumulada às vezes podem ser confusos, são muito parecidos. Veja aqui como distinguir cada uma dessas manifestações e o que fazer se tiver uma delas.

Retenção de fluidos

Inchaço ou gordura? A retenção de líquidos é perceptível pela sensação de inchaço, principalmente nos membros (braços e pernas), embora também possa aparecer no abdômen. Uma retenção normal não é perigosa, embora possa indicar uma patologia mais séria como doença do coração, fígado ou rins.

Inchaço ou gordura? A retenção de líquidos normal refere-se a um leve acúmulo de líquido intersticial que se manifesta com inchaço e ganho de peso temporário.

Inchaço ou gordura? Um teste clássico para retenção de líquidos é pressionar um dos membros inchados. Se a pele demorar muito para voltar ao seu lugar, deixando uma marca, estamos diante de um sinal evidente de retenção de líquidos.

inchaço ou gordura?

O que fazer para eliminar a retenção de líquidos?

Inchaço ou gordura? Primeiro de tudo, se for sério, devemos consultar um médico para garantir nossa saúde. Caso não exista mais inconveniente do que uma retenção líquida normal, sem nenhum problema associado, é o bastante limitar alimentação e realizar atividades físicas.

Açúcares, álcool e excesso de sódio aumentam o desequilíbrio nos fluidos intersticiais. Devemos reduzir todas essas substâncias no dia a dia, aumentando alimentos frescos e evitando produtos processados.

Beber muita água, mesmo que pareça paradoxal, também é importante, pois ajuda a regular a quantidade dissolvida de sais e mantém os rins ativos. O exercício também é eficaz na prevenção da retenção de líquidos devido, provavelmente, ao seu impacto metabólico.

Gordura

O acúmulo excessivo de gordura é o pior dos inimigos quando se trata de perder peso. O acúmulo de gordura é relativamente rápido, persistente e está associado a todos os tipos de doenças. A gordura está por trás da maior epidemia do planeta: a obesidade.

O peso ganho com a gordura é mais persistente, leva muito tempo para ser eliminado. Além disso, é acompanhada por uma camada de gordura corporal que tanto nos incomoda e que cobre os músculos.

Os tecidos flácidos são característicos de um excesso de gordura. Podemos medir a gordura acumulada com adipômetro. 

O que fazer para diminuir o excesso de gordura?

Inchaço ou gordura? Se a origem desse excesso é o déficit calórico, a resposta é simples: aumente esse gasto ou reduza a energia que consume. Tudo o que você pode fazer é comer melhor, reduzir açúcares e gorduras, aumentar a quantidade de fibra e água, evitar os processados e aumentar a atividade física.

Também pode intensificar exercícios praticando algum esporte. Obviamente, você precisa fazer, procurando colocar mudanças como hábitos mais saudáveis.

Inchaço

Há outra razão pela qual podemos sentir desconforto ao nos vestir. Nem sempre é perceptível na balança, mas é possível que no volume: inchaço. Se não for devido à retenção de líquidos ou acúmulo de gorduras, muito mais comum, podemos enfrentar outro problema que identificamos popularmente como inchaço.

As causas do inchaço podem ser muitas e variadas. Entre eles estão a retenção de gases, prisão de ventre, alguma intolerância alimentar etc. É identificado por uma barriga inchada, geralmente flácida. Falta de força na musculatura da área, pressionar com os dedos e “amassar” o tecido adiposo.

A distensão abdominal geralmente está associada ao acúmulo de gordura e devido ao mesmo problema: estilo de vida sedentário. No caso de gases ou constipação, notamos isso devido a outro tipo de desconforto, dor abdominal ou incapacidade de ir ao banheiro.

O que fazer para remover o inchaço?

Para evitar a retenção de gases, podemos variar nossa dieta procurando frutas, sementes, vegetais cozidos e outros produtos. O mesmo vale para constipação.

Bons hábitos alimentares também são importantes: coma devagar, beba muita água, faça alguma atividade física, evite refrigerantes e modere a quantidade de sal.

Agora que você leu sobre Inchaço ou gordura? Temos outra indicação de leitura com informações importantes sobre como desinchar o corpo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + vinte =

Este blog tem a função de tentar esclarecer os assuntos abordados de forma leve e de fácil leitura. Aproveitem e qualquer dúvida é só chamar.

error:
Rolar para cima