O que causa celulite?

A celulite é uma doença metabólica que afeta as mulheres em maior proporção. É caracterizada por alterações funcionais e fisiológicas do tecido conjuntivo (tecido fibroso), juntamente com distúrbios circulatórios e hipertrofismo das células adiposas.

Este problema inclui sempre um componente lipídico, vascular e outro conectivo, sendo estes os três elementos que formam o tecido celulítico.

O que causa celulite?

Estágios do desenvolvimento da celulite

O que causa celulite? A celulite é formada em diferentes fases e, assim, a desestruturação do tecido subcutâneo é gerada.

Primeira etapa: A microcirculação venosa e linfática diminui o que causa vasodilatação.

Segunda etapa: Esta vasodilatação torna os vasos venosos e linfáticos permeáveis ​​e, assim, o líquido flui para o ambiente externo (espaço intersticial).

Terceira etapa: Esse líquido torna-se denso e espesso, o que dificulta a troca de nutrientes entre as células adiposas e os vasos.

As células de gordura crescem em tamanho, porque não podem eliminar seus resíduos ou produtos residuais para a circulação. Essa hipertrofia de gordura pode induzir até mesmo a eclosão da adiposite, transportando assim o conteúdo de gordura para o exterior.

Quarta etapa: Uma fibrose é gerada. Uma rede que envolve células adiposas, vasos venosos e linfáticos. Essa rede dificulta ainda mais a troca nutritiva entre as células.

Além disso, essa rede fibrosa também comprime as terminações nervosas e as células adiposas, causando dor.

Quinta etapa: A evolução da fibrose gera nódulos macro, resultando na aparência externa da celulite ou “casca de laranja”.

Os sintomas do aparecimento da celulite são:

O que causa celulite? Peso nos membros inferiores devido ao acúmulo de líquidos (edema) e resíduos são principais sinais, mais tem mais:

Edemas nos tornozelos

Cólicas

Pés frios

Veias varicosas

Contusões espontâneas

O que causa celulite

O que causa celulite? As razões que podem desencadear a celulite são:

Fator genético ou hereditário: histórico familiar de obesidade e celulite favorece o aparecimento, então é sempre conveniente monitorar a alimentação de pessoas com maior predisposição genética.

Falta de exercício ou estilo de vida sedentário: a falta de atividade física piora a situação. A prática de exercício ativa a circulação sanguínea e o metabolismo das células adiposas.

O que causa celulite? Uma alimentação inadequada: Uma dieta excessivamente calórica leva a um aumento no peso das células adiposas, pelo que o processo de celulite é ainda mais agravado.

A relação entre sódio (sal) e celulite também deve ser levada em consideração. O excesso de sódio na comida produz edema ou retenção de líquidos, o que agrava ainda mais o problema.

Uma dieta baixa em sódio, juntamente com a ingestão de pelo menos um litro e meio de água, facilita a eliminação de toxinas e reduz o edema.

Estresse: As tensões acumuladas dificultam a circulação, portanto a troca e os resíduos não podem ser eliminados.

O que causa celulite? O consumo de álcool e cigarro: Maior quantidade de toxinas incorporadas ao corpo. O álcool impede a purificação adequada dos resíduos e o cigarro dificulta a circulação sanguínea.

Usar roupas inadequadas: sejam roupas apertadas ou saltos altos, estes agravam a circulação venosa e retornam causando mais edema.

Ficar muito tempo em pé: isso também dificulta a circulação e causa veias varicosas.

O que causa celulite? Fatores hormonais: o aparecimento de celulite está relacionado a altos níveis de estrogênio, o que resulta em edema ou retenção de líquidos.

Puberdade, gravidez, menopausa, síndrome pré-menstrual, uso de pílulas anticoncepcionais são situações em que os hormônios sofrem algum distúrbio. Essas circunstâncias desencadeiam ou pioram a celulite.

O que causa celulite? Distúrbios circulatórios: Evitam a eliminação adequada de toxinas que ficam armazenados em diferentes áreas do corpo e são responsáveis pelo efeito casca de laranja.

Entenda mais sobre a temida celulite e leia nosso artigo sobre como diminuir a celulite! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 8 =

Este blog tem a função de tentar esclarecer os assuntos abordados de forma leve e de fácil leitura. Aproveitem e qualquer dúvida é só chamar.

error:
Rolar para cima