O que causa inchaço na barriga?

O que causa inchaço na barriga? Por que isso ocorre e o que você pode fazer para consertar? Se a sua barriga incha intensamente , você pode precisar saber por que ela ocorre e o que você pode fazer para resolver o inchaço da barriga, tão irritante quanto desagradável em nosso corpo.

O que causa inchaço na barriga?

O inchaço da barriga é o nome popular com o qual a distensão abdominal é conhecida. Ambas as denominações referem-se à mudança no volume da zona ventral ou região abdominal além do normal.

o-que-causa-inchaço-na-barriga

O que causa inchaço na barriga? Embora possa ser apenas um aumento no volume do abdômen, o inchaço abdominal geralmente está associado a outros desconfortos, como gases ou flatulência e dor leve na área.

Não se trata de gordura acumulada no abdômen, mas de uma alteração aguda na região abdominal.

Possíveis causas do inchaço da barriga

A alimentação desempenha um papel muito importante no desenvolvimento do inchaço da barriga, no entanto, existem também outras causas que podem desencadear a presença desta condição irritante.

O que causa inchaço na barriga? Entre as principais causas de inchaço da barriga estão:

Ingestão de ar: devido a hábitos como goma de mascar , beber bebidas carbonatadas ou outros com gás dentro, beber líquidos com canudos.

Retenção de líquidos: que pode ser devido a alguma alteração no organismo, como gravidez em que os líquidos no corpo aumentam consideravelmente ou, ao consumo excessivo de sal e açúcar, bem como patologias renais ou cardiovasculares, entre outros fatores

Acúmulo de gases no intestino é geralmente devido ao consumo excessivo de fibras ou a ingestão de um grande volume de alimentos, principalmente se tiver açúcares.

Embora também possa ocorrer devido a uma cirurgia em que a cavidade abdominal foi aberta para o exterior ou doenças que geram uma grande fermentação do cólon, como síndrome do intestino irritável, intolerância à lactose ou uma oclusão intestinal.

Outras razões são doenças que geram diretamente a distensão abdominal, como cistos ovarianos, miomas uterinos.

Nós já vemos que além de algumas doenças, o que comemos ou a maneira como comemos pode ser um gatilho para o inchaço abdominal.

Hábitos para reduzir o inchaço da barriga

Para reduzir o inchaço da barriga é fundamental para eliminar as causas ou revertê-las, portanto, os seguintes hábitos podem ajudar:

Coma devagar mastigando bem cada alimento, a fim de promover a digestão e, ao mesmo tempo, estimular o trânsito intestinal para tratar a constipação e o acúmulo de gases.

O que causa inchaço na barriga? Beba bastante água para contribuir com o processo digestivo, promover o funcionamento do intestino e eliminar a retenção de líquidos, caso esta seja a causa do inchaço.

Comer frutas e legumes modificados por cozimento, como excesso de fibra também pode causar inchaço abdominal. Se constipação é a causa, a recomendação é a ingestão de frutas e legumes frescos, principalmente citrinos e vegetais de folhas verdes .

O que causa inchaço na barriga? Evite balas e chicletes que possam causar tanto a entrada de ar quanto estimular a fermentação causadora de gases.

Evite o excesso de sal e pratos ricos em sódio como lanches comerciais , frios e salsichas, queijos curados, entre outros pratos que, devido a riqueza de sal neles que podem estimular a retenção de líquidos.

O que causa inchaço na barriga? Realize atividade física, porque para o movimento ajuda o trânsito intestinal, favorece a evacuação e eliminação de gases, bem como ajuda na retenção de líquidos.

Evite bebidas com gás que podem causar a presença de gases e a entrada de ar no sistema digestivo.

Se o inchaço da barriga persistir e aumentar, apesar de todos esses hábitos que contribuem para a redução, é aconselhável consultar um médico.

Agora que você leu o que causa inchaço na barriga, temos outra indicação de leitura. Saiba mais como desinchar o corpo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − cinco =

Este blog tem a função de tentar esclarecer os assuntos abordados de forma leve e de fácil leitura. Aproveitem e qualquer dúvida é só chamar.

error:
Rolar para cima