O que é fecundação

A concepção de um bebê ocorre quando apenas um espermatozoide penetra no óvulo e dá origem a um embrião. A fecundação é o processo pelo qual duas células, uma feminina e uma masculina, se unem para iniciar a gestação de um embrião.

O que é fecundação: a concepção de um bebê

Quando o espermatozoide e o óvulo são encontrados na tuba uterina, ocorre o que é fecundação. Quando esse único espermatozoide penetra no óvulo, a zona pelúcida endurece para evitar a entrada de espermatozoides adicionais.

A nova célula assim criada já contém todos os personagens do futuro bebê, desde a cor do cabelo e dos olhos, até a predisposição para sofrer certas doenças.

O que é fecundação

O embrião e multiplicação celular

Já unidos esperma e óvulo, a nova célula é chamada de embrião. Após o que é fecundação, o embrião começa a se dividir. Uma célula é dividida em duas células, duas células formam quatro e assim por diante, em uma progressão geométrica que é conhecida como divisão celular.

Ao mesmo tempo, o embrião começa a migrar através da trompa de Falópio para o útero. As alterações hormonais que ocorreram antes da liberação do óvulo afetam a membrana do útero (endométrio), que está preparada para acomodar o embrião.

Crescimento embrionário no útero

O embrião se desprende do córtex e se implanta na membrana uterina. Esse embrião recém-implantado começa a produzir um hormônio chamado gonadotrofina coriônica humana (hCG).

O HCG produzido pelo embrião é detectado pela primeira vez na corrente sanguínea da mulher. À medida que os níveis de hCG aumentam, parte dela passa pelos rins da mulher e termina na urina. Testes de gravidez de sangue e urina são baseados na detecção de hCG.

Curiosidades sobre o que é fecundação

O que é fecundação é o processo que inicia a formação do futuro bebê. Esse processo, por meio do qual um óvulo e um espermatozoide se unem, não é o resultado de uma união casual, mas de um processo que a natureza nos dá como natural, mas que, na realidade, implica enorme complexidade.

Após a relação sexual, os espermatozoides migram para as tubas uterinas, fugindo do ambiente ácido da vagina para um ambiente mais alcalino. Uma vez lá, eles podem sobreviver de 48 a 72 horas, portanto o que é fecundação pode ocorrer até três dias após a relação sexual.

Um óvulo é fertilizado apenas por um espermatozoide, isso acontece por causa de todas as centenas de milhões de espermatozoides que o sêmen contém apenas cerca de cem, atinge o óvulo e quando eles chegam e um consegue entrar e fertilizar dentro dele, a membrana do espermatozoide.

O óvulo altera sua estrutura química e acontece de fechar o caminho para o resto do esperma. Neste momento o gameta macho perde sua cauda e funde seu núcleo com o do óvulo: desta união nasce a primeira célula do bebê que contém a carga genética daquele novo ser humano, da cor dos olhos até que seu cabelo.

Uma vez que o óvulo é fertilizado, ele vai para o útero em uma viagem que dura três ou quatro dias, mas a realidade é que dentro de algumas horas o que é fecundação ele já começa a se dividir em células e quando chega ao seu destino consiste em 16 células e parece semelhante a fruta amora.

Uma vez no útero permanece livre por mais dois ou três dias, enquanto continua seu processo e até ser implantado na mucosa uterina, por volta do 21º ou 22º dia após o último período.

A implantação é feita no endométrio, a camada externa escava um tipo de ninho e forma o trofoblasto, uma membrana que dará origem à placenta, responsável por nutrir o bebê durante toda a gravidez. A partir desse momento, o desenvolvimento do embrião é constante e as mudanças ocorrem hora a hora até o dia do parto.

Precisa de dicas para engravidar, afinal já não dá mais para esperar? Temos aqui para você um artigo de como engravidar rápido!

 

Summary
Review Date
Reviewed Item
O que é fecundação
Avatar

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.