O que é retenção de líquido?

O que é retenção de líquido? Por que acontece? Como podemos acabar com isso? Um dos problemas que mais preocupa quando se trata de controle de peso é a temida retenção de líquidos. 

O que é retenção de líquido?

A retenção de líquido é um acúmulo excessivo de líquido nos tecidos do corpo. Esta definição é dada, porque uma das causas da retenção são os problemas circulatórios.

Outras causas são a insuficiência cardíaca congestiva, o mau funcionamento hepático ou renal resulta em retenção de fluidos. Nesses casos, a retenção deve ser tratada por um médico.

o-que-é-retenção-de-liquido?

O que é retenção de líquido? No caso de retenção de líquidos que não vem de uma doença, as principais causas são a dilatação das veias nos momentos em que a temperatura aumenta. Uma alimentação inadequada também pode ajudar esse problema aparecer. Por isso, é necessário saber reconhecer a tempo e remediar o quanto antes.

Sintomas de retenção de líquido

Em ambos os casos, tanto de origem patológica quanto na que não é, os sintomas são semelhantes:

Em primeiro lugar, notamos um aumento gradual de peso sem motivo aparente e sem fazer nada fora do comum para que isso ocorra.

O inchaço das pernas e tornozelos é outro sintoma que percebemos com a retenção de líquido.

O aumento da área abdominal é outro ponto a considerar.

Diminuição da micção é outro sintoma importante que não pode ser ignorar quando analisamos os sintomas desse problema.

O que é retenção de líquido? Embora as fases mais severas de retenção de líquidos apareçam mais em idades mais avançadas, há muitos jovens que sofrem com isso devido a uma alimentação desregulada com o estilo de vida sedentário.

O excesso de peso ajuda muito quando se trata de acumular mais fluidos no corpo. O mesmo acontece com as mulheres grávidas , que geralmente sofrem desse distúrbio.

Alterações alimentares evita a retenção

Descartada a possibilidade de uma doença mais séria, é importante começar a cuidar da alimentação para evitar que aconteça. Isso se resume a:

O que é retenção de líquido? Reduzir o consumo de produtos lácteos é uma das principais recomendações que os médicos dão. Principalmente quando se trata de queijos, iogurtes entre outros.

O consumo deste tipo de alimento pode ser feito desde que tenham um baixo teor de sal. O problema com esses alimentos é que eles têm uma alta concentração de sódio e, portanto, promovem a retenção de líquidos no corpo.

O que é retenção de líquido? Os alimentos enlatados como salsichas e patê não são muito indicados para em uma alimentação saudável. 

A ingestão de alimentos, como batatas fritas, nozes salgadas, biscoitos salgados são totalmente contraindicados quando se trata de impedir a retenção de líquidos. Portanto, é necessário eliminar da alimentação, se quisermos ter um bom funcionamento em termos de eliminação de líquidos.

O que é retenção de líquido? Molhos como ketchup, maionese, mostarda, churrasco etc. geralmente contêm muito sódio. O mesmo vale para alimentos pré-cozidos e alimentos processados ​​que incluem aromatizantes e outros aditivos que adicionam sabor, mas têm quantidades elevadas de sódio.

O que é retenção de líquido? Comer fora pode ser contraproducente quando se trata de retenção de líquidos, uma vez que a maioria dos restaurantes usa aromatizantes e realçadores de sabor para tornar os pratos mais suculentos. 

O que esses aditivos fazem é aumentar muito as quantidades de sódio nos alimentos e, assim, contribuir para a retenção.

O que é retenção de líquido?  Comer da forma mais saudável possível é uma das melhores soluções contra a retenção de fluidos, além de praticar esportes para ativar a circulação. Isso fará o organismo alcançar o funcionamento adequado e melhorar o estado.

Gostou da leitura e quer mais dicas? Então, veja também nosso artigo recheado de informações, sobre como desinchar o corpo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − vinte =

Este blog tem a função de tentar esclarecer os assuntos abordados de forma leve e de fácil leitura. Aproveitem e qualquer dúvida é só chamar.

error:
Rolar para cima