Ovário policístico pode engravidar?

O ovário policístico é um problema que atinge muitas mulheres e que nem sempre é detectado rapidamente. Mas, uma mulher com ovário policístico pode engravidar?

Muitas mulheres não sabem que há tratamento, e que, quanto antes ele começar, menos tempo levará para conseguir engravidar. Na maioria das vezes esse problema impede que uma mulher tenha as mesmas chances de engravidar de uma que não tem.  

Ovário policístico pode engravidar?

O que é ovário policístico?

O ovário policístico é uma das principais coisas que podem levar a dificuldade de engravidar. Um ovário policístico produz uma grande quantidade de androgênio, que é um hormônio que dificulta a maturação dos óvulos e atrapalha o processo de ovulação. De acordo com a quantidade de androgênio que é produzido, a mulher que sofre desse mal pode ter um período fértil irregular ou não ter um. E, além disso, ele aumenta a possibilidade da incidência de cistos, que é um defeito na ação dos hormônios do ovário.

Quando possui ovário policístico, a mulher menstrua a cada dois ou três meses e, na maioria das vezes, apresenta duas ou três ocorrências de menstruação no ano.

Uma mulher com ovário policístico pode engravidar ao fazer um bom tratamento de fertilidade para aumentar a ovulação e permitir a gravidez.

Em que período da vida esse problema começa?

Essa síndrome costuma aparecer já na puberdade e dura até a chegada da menopausa. Há casos assintomáticos com o tratamento, mas é uma doença crônica. Em boa parte das vezes, a mulher só descobre com exames e ver se mesmo com o ovário policístico pode engravidar. 

É muito comum que a mulher com ovário policístico procure vários especialistas para o tratamento. Mas, a importância do quadro, depende da fase da vida em que a mulher está.

A mulher com ovário policístico pode engravidar, pois existem formas de aumentar a fertilidade. Porém todo e qualquer tratamento precisa passar pela avaliação e orientação de um ginecologista. Alguma delas são:

O uso da pílula anticoncepcional que possui as formas artificiais de estrogênios e progesterona, que ajudam na ovulação. Durante esse período, não é possível engravidar, mas ajuda a regular o ciclo.

O Clomifeno é um medicamento que estimula a ovulação, aumentando o número óvulos que são produzidos, facilitando a ocorrência de um período fértil mais regular.

Uma outra forma pela qual uma mulher com ovário policístico pode engravidar, é com a aplicação de injeções de hormônios quando o Clomifeno não causa efeito.

A mulher com ovário policístico pode engravidar com medicamentos que possuem outras finalidades, como a Metformina, que trata de pessoas com diabetes, mas pode auxiliar no tratamento.

Saiba que para obter uma boa resposta com o tratamento, também, é importante manter a prática de exercício regularmente e seguir uma dieta equilibrada. Sendo que o aumento de peso pode prejudicar a ovulação e aumentar a dificuldade para engravidar.

Reprodução assistida

Uma outra forma em que uma mulher com ovário policístico pode engravidar, é por meio das técnicas de reprodução assistida. Elas são geralmente usadas quando, após passar pelos tratamentos anteriores, a mulher, ainda, não consegue engravidar.

A sua principal técnica é a de fertilização in vitro, onde o médico recolhe um óvulo da mulher no período da sua ovulação. Já no laboratório, ele é fertilizado por um espermatozoide do homem para, depois ser recolocado no útero.

É crônica

A síndrome do ovário policístico é crônica, ou seja, não há cura para a síndrome, e sim, tratamento para os sintomas. O diagnóstico da doença é muito facilitado devido ao emprego do ultrassom. A sonda é colocada sobre a parte externa do abdômen, permitindo diagnóstico preciso.

Agora que lemos este artigo, sugerimos a leitura para quem quer engravidar e não está conseguindo. Saiba mais sobre como engravidar rápido.

Summary
Review Date
Reviewed Item
Ovário policístico pode engravidar?
Author Rating
41star1star1star1stargray
Avatar

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.