Por que a celulite aparece no corpo?

A palavra celulite significa inflamação das células. Ela aparece principalmente nas mulheres do lado externo das coxas, no interior dos joelhos, nas nádegas e no abdômen.

Por que a celulite aparece no corpo? Acredita-se que exista um componente genético ou racial que dê predisposição para ter, já que é mais comum em mulheres brancas do que em mulheres asiáticas e negras.

Por que a celulite aparece no corpo? Geralmente aparece após a puberdade e é agravada durante a menstruação, gravidez e tratamentos com estrogênio. A criação de gordura diminui a testosterona, a progesterona, o hormônio luteinizante (LH) e os glicocorticoides.

Por-que-a-celulite-aparece-no-corpo?

A causa da celulite pode ser hormonal

Por que a celulite aparece no corpo? Além das diferenças hormonais entre homens e mulheres, o tecido adiposo é colocado de maneira diferenciada sob as camadas da pele entre os sexos.

Por que a celulite aparece no corpo? Nos homens, formam-se septos de distribuição cruzada e em mulheres de disposição perpendicular. A anatomia feminina de ter esses septos fibrosos perpendicularmente causa um acúmulo e excessivo de gordura.

Os homens, embora tenham acumulação de gordura, estando em um arranjo diferente, formam pequenos lobos poligonais que não formam protuberâncias em direção à pele.

Por que a celulite aparece no corpo? Não há ainda relação direta entre excesso de peso e celulite, ou seja, pode haver mulheres que têm um grande excesso de peso e não têm esse tipo de pele, e outras que têm mais de alguns quilos. 

Portanto, o excesso de gordura não é a única causa do aparecimento da famosa casca de laranja. Além disso, a pele muda as propriedades de extensibilidade, resistência e elasticidade. 

Por que a celulite aparece no corpo? As mudanças no corpo também podem causar alterações vasculares e pequenos edemas ou retenção de líquidos. A celulite da pele aumenta a permeabilidade capilar do sangue e diminuiu a drenagem linfática. Ter má circulação também aumenta as chances de celulite.

Fatores que contribuem para o desenvolvimento da casca de laranja

Sedentarismo: agrava o problema porque provoca diminuição da massa muscular e promove a criação de gordura corporal, aumenta a flacidez dos músculos e tendões, diminui o retorno venoso e aumenta a insuficiência venosa. Estar na mesma posição por muitas horas também produz estase venosa.

Roupa apertada e salto alto: dificultam a circulação e a drenagem adequadas, alterando o retorno venoso.

Cigarro: aumenta o envelhecimento dos vasos, a degradação do colágeno e fibras elásticas. Também diminui a oxigenação dos tecidos.

Álcool: Fornece o que se chama de calorias vazias, ou seja, fornece energia sem nutrientes. Promove a geração de gordura corporal.

Estresse: Estresse, ansiedade e frustração aumentam a adrenalina e norepinefrina, hormônios que aumentam a gordura corporal em elevadas concentrações.

Medicamentos: betabloqueadores e contraceptivos podem induzir e piorar a celulite.

Menopausa: A partir da menopausa, a casca de laranja pode aparecer ou piorar porque a cada ano após a falta permanente de menstruação, o colágeno dos tecidos diminui em aproximadamente 2%.

Dicas dietéticas para combater a celulite

Evite fazer uma ingestão excessiva de gorduras e açúcares para evitar picos de insulina no sangue. Use pouco sal para favorecer a eliminação da retenção de líquidos.

Evite a constipação, fazendo uma boa ingestão de fibras, pois isso piora a condição das veias do tronco inferior. 

Coma alimentos ricos em vitamina C que participa da fabricação de colágeno, melhora a função dos vasos que combatem os radicais livres responsáveis ​​pelo envelhecimento.

Polifenóis são poderosos antioxidantes que têm benefícios na circulação e nos radicais livres. Em relação à celulite, os mais recomendados são os polifenóis encontrados na alcachofra, uva e ginkgo biloba.

Em resumo, para evitar que celulite apareça no corpo, devemos evitar o excesso de peso e trabalhar para manter uma boa massa muscular. 

Permanecer ativo evitando uma vida sedentária, mudando a postura quando estamos no trabalho e comendo diariamente alimentos ricos em antioxidantes.

Agora que você leu Por que a celulite aparece no corpo? Leia também nosso artigo com muitas informações importantes sobre como diminuir a celulite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 1 =

Este blog tem a função de tentar esclarecer os assuntos abordados de forma leve e de fácil leitura. Aproveitem e qualquer dúvida é só chamar.

error:
Rolar para cima