Probabilidade de gravidez

Como aumentar a probabilidade de gravidez

Uma mulher que deseja engravidar pode aumentar a probabilidade tendo relação sexual durante 3 vezes por semana durante o período fértil da mulher. Esse intervalo de tempo é importante para manter a qualidade do sêmen do parceiro.

Tenha a certeza de garantir no mínimo 3 relações sexuais durante o seu período fértil, aumentando as chances de uma gravidez, com um espermatozoide de boa qualidade encontrando o óvulo maduro.

No caso de não saber o dia fértil, vale observar o muco cervical do período que é claro, elástico e cristalino.

Probabilidade de gravidez

Probabilidade de gravidez em qualquer idade

Dos 26 aos 30 anos, uma mulher tem uma probabilidade de 18% por mês de tentativa, com 85% de chances de engravidar no primeiro ano de tentativa. Dos 31 aos 35 anos o percentual cai para 15% e as chances de gravidez no primeiro ano é de 80%.

Mulheres entre 36 e 40 anos, tem a probabilidade reduzida de 9% ao mês, sendo que 50% das mulheres engravidam no primeiro ano de tentativa. Dos 41 aos 42, o percentual é de 4%, onde só 20% delas engravidam. Aquelas que pretendem se tornar mães entre 43 e 45 anos contam com a probabilidade de 0,2% ao mês em que só 1% consegue engravidar no primeiro ano de tentativa.

Probabilidade de gravidez tomando pílula anticoncepcional

Sempre há a possibilidade de engravidar, mesmo tomando a pílula anticoncepcional regularmente, porque eles apresentam uma eficácia de cerca de 98%. Além disso, tomar antibióticos ou de outros medicamentos pode diminuir a eficácia da pílula, aumentando a probabilidade de acontecer uma gravidez.

Se achar que está grávida, mas estiver tomando pílula, o recomendado é realizar um teste de gravidez o mais rápido possível.

Probabilidade de gravidez usando DIU

A probabilidade de gravidez usando o DIU é bem baixa, mas, ainda, existe. Isso pode acontecer se o DIU se encontra fora da posição correta. Por isso, o recomendado é que a mulher verifique todos os meses se pode sentir o fio dele na região íntima. Se achar que há alguma coisa errada consulte um ginecologista para avaliar a posição.

Probabilidade de gravidez após laqueadura

Mesmo com a realização de uma laqueadura, a probabilidade de gravidez ainda existe. A chance é muito pequena, onde a taxa de reversão espontânea é de 0,5% a 1%, e pode ocorrer independentemente da cirurgia realizada.

Depois do procedimento, a fertilidade é restabelecida depois de 30 dias, mas a probabilidade é reduzida em 15 a 20%. Mesmo assim, mulheres com menos de 35 anos têm 80% de chances de engravidar.

Probabilidade de gravidez depois de tomar a pílula do dia seguinte 

A probabilidade de ter sucesso em evitar uma gravidez com a pílula do dia seguinte é menor que a do anticoncepcional convencional. A sua eficácia varia entre 0% e 80% de acordo com tempo que se leva para tomar. Quanto mais demora maior é a chance de uma gravidez. Ela deve ser usada como uma medida emergencial e nunca deve ser utilizada repetidamente, porque causa riscos à saúde.

Probabilidade de gravidez no resguardo

A mulher passa por muitas mudanças no seu corpo depois do nascimento do seu bebê. O tempo para o organismo se readaptar é muito lento, mas não como na gravidez que leva até 9 meses.

O corpo vai precisar de pelo menos 40 dias para voltar, mas algumas mulheres retomam a vida sexual antes do fim do período do resguardo. Dentro desse quadro, há alguns casos de gravidez no resguardo. Algumas dessas gravidez acontecem com 30 dias do resguardo ou até acima deste prazo.

Agora que você leu sobre a probabilidade de gravidez, leia também nossa matéria sobre como engravidar rápido!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + quinze =

Este blog tem a função de tentar esclarecer os assuntos abordados de forma leve e de fácil leitura. Aproveitem e qualquer dúvida é só chamar.

error:
Rolar para cima