Quando aparecem os primeiros sintomas de gravidez?

 

Quais são e quando aparecem os primeiros sintomas de gravidez?

Ao engravidar, o corpo de uma mulher passa por diferentes mudanças para se adaptar ao bebê que está em desenvolvimento e, assim, surgem os primeiros sintomas de gravidez. Existem diferentes sinais que podem indicar uma gravidez, sendo alguns fáceis de identificar.

Quando aparecem os primeiros sintomas de gravidez

Quando aparecem os primeiros sintomas de gravidez?

Normalmente, os primeiros sintomas de gravidez aparecem quando o óvulo se instala na parede do útero, alguns dias após a relação sexual. Mas, muitas mulheres só começam a perceber com o atraso da menstruação. Os sintomas típicos dos primeiros dias de gravidez são os mais difíceis de identificar, e só identificados por mulheres que conseguem observar as diferenças mais sutis no próprio corpo ou que estão tentando engravidar.

Quando aparecem os primeiros sintomas de gravidez: corrimento vaginal

Quando ocorre a fecundação do óvulo, pode aparecer um pequeno corrimento rosa, que na verdade é o corrimento normal com vestígios de sangue devido a entrada do espermatozoide no óvulo e deslocamento até o útero. Ele pode aparecer poucos minutos após a relação ou em até 3 dias, sendo, na maioria das vezes, observado só quando a mulher vai limpar-se depois de urinar.

Quando aparecem os primeiros sintomas de gravidez: cólica e inchaço

Quando o óvulo é fecundado, ocorre aumento no fluxo de sangue na região pélvica e, devido a isso, os hormônios começam a agir na preservação do embrião para manter a gravidez. A cólica aparece entre os primeiros 7 dias a até 2 semanas depois da relação sexual.

O aumento do fluxo sanguíneo e a mudança para o crescimento do útero causam um pequeno inchaço abdominal na parte de baixo do umbigo que começa a ficar dura. Isso acontece a partir da 7ª semana de gestação.

Quando aparecem os primeiros sintomas de gravidez: seios sensíveis e inchados

Já nas duas primeiras semanas de gestação, os seios ficam mais sensíveis e inchadas por causa da mudança hormonal que estimula a mudança nas glândulas mamárias para prepará-las para a amamentação. Eles, também, ficam maiores para poder cuidar das necessidades do bebê após o nascimento. A aréola, também, passa por mudanças, podendo ficar mais escura que o normal.

Quando aparecem os primeiros sintomas de gravidez: fadiga

O cansaço é um sintoma comum e pode acontecer durante todo o período gestacional a partir da 2ª semana. Ele vai aumentando até as primeiras 12 semanas, em que o corpo se adapte ao metabolismo e proporcionar a energia necessária para o desenvolvimento do feto.

Quando aparecem os primeiros sintomas de gravidez: enjoo e vômito

Esses são os sintomas mais característicos da gravidez, ocorrendo, principalmente, pela manhã. Os enjoos e vômitos aparecem depois da 6ª semana de gestação e podem continuar por toda a gestação. Os vômitos podem não ocorrer, mesmo com que a mulher sentindo enjoo.    

Quando aparecem os primeiros sintomas de gravidez: nariz mais sensível

Muitas mulheres, logo no início da gravidez, começam a sentir enjoo ao contato de cheiros fortes. Boa parte das grávidas pode até vomitar com um cheiro forte e detectar mudanças no sabor da comida, que pode se tornar mais enjoativo.

Quando aparecem os primeiros sintomas de gravidez: tontura e dor de cabeça

A tontura na gravidez é causada pela queda da pressão arterial, redução de glicose ou má alimentação por causa dos enjoos e vômitos. Esse sintoma aparece nas primeiras 5 semanas de gravidez e vai diminuindo a partir da 20ª semana de gestação.

Já a dor de cabeça é fraca e causada pelas mudanças hormonais. Ela pode mostrar-se persistente, sendo difícil de associar com gravidez.

Quer engravidar e não está conseguindo? Leia nosso artigo de como engravidar rápido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + 18 =

Este blog tem a função de tentar esclarecer os assuntos abordados de forma leve e de fácil leitura. Aproveitem e qualquer dúvida é só chamar.

error:
Rolar para cima