Quantos dias de atraso menstrual é considerado gravidez?

A gravidez é um período muito especial para uma mulher e quando não é tomada as medidas de necessárias, fica o pensamento de uma possível gravidez. Mas, quantos dias de atraso menstrual é considerado gravidez?

Quantos dias de atraso é considerado normal?

Quando a menstruação atrasa alguns dias fica a dúvida, se você está grávida ou não. O atraso é considerado o principal sinal de gravidez, porém isso, também, pode acontecer por causa de outros fatores que alteram o funcionamento hormonal.

Para definir quantos dias de atraso menstrual é considerado gravidez, é preciso levar em conta que o ciclo menstrual é diferente de mulher para mulher. É muito importante conhecer o funcionamento do organismo para não cair em um alarme falso.

Normalmente, para determinar quantos dias de atraso menstrual é considerado gravidez, considera-se um ciclo regular que dura 28 dias, ou seja, a cada 28 dias a menstruação vem. Mas em mulheres com ciclos mais curtos, ela pode aparecer a cada 24 dias e nos longos, a cada 30 dias.

É tolerável um atraso de até 10 dias, mas que não sejam frequentes. Os hormônios que atuam no sistema reprodutor da mulher surgem do hipotálamo e da hipófise, que são glândulas que ficam no cérebro. Assim, deve-se levar em consideração os fatores emocionais, como estresse ou ansiedade.

Teste de gravidez

Sabendo quantos dias de atraso menstrual é considerado gravidez, você poderá avaliar se é necessário fazer um teste de gravidez. O indicado é esperar até 15 dias de atraso para comprar um exame de farmácia que irá medir os níveis de beta HCG na urina. Antes desse período, a concentração do hormônio, ainda, é muito baixa e o teste pode se apresentar negativo, mesmo que a mulher esteja de fato grávida.

Se mesmo estabelecendo quantos dias de atraso menstrual é considerado gravidez no seu caso, você tiver qualquer dúvida, faça um exame de sangue que poderá detectar o hormônio HCG, mesmo em concentrações mais baixas. O exame de sangue pode ser feito a partir do 9º dia de atraso da menstruação.

Outras causas para o atraso da menstruação   

Estresse e ansiedade

O ciclo menstrual recebe a influência de fatores emocionais, como estresse ou ansiedade em excesso que afetam de forma negativa a produção de hormônios. Pensando em quantos dias de atraso menstrual é considerado gravidez, a mulher pode sentir uma grande ansiedade que pode impedir a ovulação em um determinado ciclo, com suspensão da menstruação neste mês, causando dúvidas.

Em relação ao estresse, uma mulher que deseja muito engravidar pode causar um grande atraso na menstruação. Isso pode levar a mais ansiedade que causa uma bola de neve.

Nesse caso, o período estipulado de quantos dias de atraso menstrual é considerado gravidez deve estender para 2 ou 3 dias a realização do teste de gravidez.

Cálculo errado do ciclo da menstruação

As mulheres que possuem ciclo menstrual irregular podem ter certa dificuldade em calcular o dia do início da menstruação. O útero de uma mulher não tem calendário fixo.

Mudanças de peso

Ganhar ou perder peso curto espaço de tempo pode levar a uma desregulação do ciclo menstrual. Isso ocorre, porque as células de gordura ajudam na produção de estrogênio, que é responsável pela maturação dos óvulos. A mudança nos níveis de estrogênio, podendo prejudicar a ovulação e a data da menstruação.

Ainda, há outros fatores que influenciam como: interrupção da pílula anticoncepcional, infecções ou doenças, obesidade, magreza excessiva ou distúrbios alimentares, excesso de atividade física, problemas na tireoide, amamentação, síndrome dos ovários policísticos, menopausa, início recente do ciclo menstrual e amenorréia.

Podemos ajudar você a ter seus filhos em mãos mais rápido. Veja aqui como engravidar rápido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 2 =

Este blog tem a função de tentar esclarecer os assuntos abordados de forma leve e de fácil leitura. Aproveitem e qualquer dúvida é só chamar.

error:
Rolar para cima