Sangramento no período fértil pode ser gravidez?

O período fértil da mulher pode ser um verdadeiro mar de mistérios para muitas delas, inclusive para aquelas que estão iniciando a vida adulta ou a puberdade.

Nesse sentido, muitas dúvidas surgem, o que é comum tendo em vista que essa fase é caracterizada principalmente pelas mudanças que ocorrem no organismo da mulher, deixando muitas dúvidas e questionamentos.

Uma dúvida comum nesse meio são os sangramentos que podem ocorrer no período fértil. Mas sangramento no período fértil pode ser gravidez? Pode ser perigoso?

O senso comum já fala muito sobre isso, no entanto nem tudo de ser levado em consideração tendo em vista que a ciência mostra um outro lado da moeda. Assim, decidimos ajudar você a compreender mais sobre o universo feminino e saber se os sangramentos no período fértil de fato significam gravidez ou não, confira.

Sangramento no período fértil pode ser gravidez

Sangramento no período fértil pode ser gravidez?

O sangramento no período fértil pode ter algumas explicações. Então, nem sempre o sangramento no período fértil pode ser gravidez. De acordo com a literatura científica, podem ser apontadas quatro causas do sangramento, são elas: ovulação, contracepção, gravidez ou menopausa.  Vamos conferir como funciona cada uma delas:

Ovulação

Os sangramentos no período fértil podem ser em decorrência da ovulação. Isso pode acontecer de forma regular em algumas pessoas e podem persistir por 1 ou 2 dias.

A ovulação é o momento em que você está mais fértil, nesse sentido, é fundamental que você tenha conhecimento para saber identificar e não confundir o sangramento da ovulação com a menstruação.

Contracepção

Outro fator que pode corroborar para os sangramentos no período fértil é o controle hormonal através de métodos contraceptivos. É válido lembrar que isso não se resume somente às pílulas, mas também aos DIUs, adesivos, injeções e implantes.

O sangramento pode iniciar logo após o início do uso do método contraceptivo ou logo após você parar de usá-lo. É importante salientar que se os sangramentos persistem todos os meses, é recomendado que você busque a ajuda de um profissional para substituir o método contraceptivo, visto que ele pode ser o responsável pelos sangramentos periódicos.

Gravidez

Sangramento no período fértil pode ser gravidez. Os sangramentos ocorrem nos primeiros meses e não oferece riscos à saúde da gestante. Se outros sintomas da gravidez se manifestarem, é recomendado que você realize um exame de gravidez para verificar se você está realmente grávida.

Se você estiver grávida, é recomendado que você procure um médico o mais rápido possível, pois somente ele poderá ajudar você a seguir com a gravidez e identificar a natureza dos sangramentos. Isso é de suma importância tendo em vista que uma gravidez ectópica pode causar esses sintomas, e essa gravidez por sua oferece grandes riscos se não tratada.

Menopausa

Outro fator que pode causar os sangramentos é a menopausa. Os sangramentos são sinais que o seu corpo emite para afirmar essa transição que está ocorrendo no seu organismo.

Os sangramentos são normais durante o período fértil?

De acordo com os profissionais da área, o sangramento no período fértil é normal e nada mais representa do que a queda dos níveis de estrógeno no organismo feminino.

Nesse sentido, as perdas de sangue são bem pequenas e não oferecem qualquer risco, muitas vezes podendo ser percebidas como pequenas manchas de cor marrom, vermelho ou rosa.

Os sangramentos não são graves e não devem ser motivos de preocupação. Porém se você acredita que precisa de mais informações, o mais recomendado é que você busque a ajuda de um profissional da área para lhe fornecer mais informações sobre o que está acontecendo com o seu organismo.

Agora que você leu que sangramento no período fértil pode ser gravidez, indicamos a leitura do nosso outro artigo de como engravidar rápido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × dois =

Este blog tem a função de tentar esclarecer os assuntos abordados de forma leve e de fácil leitura. Aproveitem e qualquer dúvida é só chamar.

error:
Rolar para cima